Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2905
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo Neta, Joana Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-17T20:43:13Z | - |
dc.date.available | 2020-02-17T20:43:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Melo Neta, Joana Ferreira de. Evasão Escolar na Educação com Jovens e Adultos: um Estudo Realizado em Duas Escolas Estaduais na Cidade de Ji-Paraná/RO. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2905 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao curso de Pedagogia Universidade Federal de Rondônia - Unir, Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para obtenção do grau em Licenciatura Plena em Pedagogia. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de jovens e adultos EJA, enquanto modalidade específica para atender este público, tem enfrentado alguns desafios quanto a permanência destes estudantes na escola. Pesquisas empíricas têm demonstrado que esta tem sido uma problemática em todos os níveis da educação de jovens e adultos – EJA nas escolas de todo o Brasil. Nesta perspectiva, o presente trabalho intitulado Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo realizado em duas escolas estaduais na cidade de Ji-Paraná-RO levanta reflexões acerca da temática. O objetivo é identificar se há e quais os motivos que levam os estudantes à evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa foi elaborada, tendo como metodologia um estudo de caso e pesquisa documental de abordagem qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram observações in lócus, um questionário semiestruturado que foi aplicado a 2 (dois) professores, 2 (dois) orientadores educacionais e 4(quarto) estudantes da EJA de 2 (duas)escolas públicas de Ji Paraná, sendo 2 (dois) estudantes de cada escola. Como base teórica usamos os seguintes autores: Fernandes (2015), Freire (1980,1994, 1996, 1999 e 2010), Gadotti (2009 e 2014), Gressler (2004) e Motta (2003) entre outros. Ao final, foi possível concluir que os dados gerados como resultado da pesquisa apontam as causas e consequências do abandono escolar na EJA, por sua vez está relacionada, em sua maioria, com as dificuldades de conciliar o trabalho e os estudos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-02-17T20:43:13Z No. of bitstreams: 1 JOANA FERREIRA DE MELO NETA.pdf: 769222 bytes, checksum: 22e48cd04b7a130953acd431c8b6222a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-02-17T20:43:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOANA FERREIRA DE MELO NETA.pdf: 769222 bytes, checksum: 22e48cd04b7a130953acd431c8b6222a (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.subject | Educação de Adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Política Pública | pt_BR |
dc.title | Evasão Escolar na Educação com Jovens e Adultos: um Estudo Realizado em Duas Escolas Estaduais na Cidade de Ji-Paraná/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOANA FERREIRA DE MELO NETA.pdf | JOANA FERREIRA DE MELO NETA | 751,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.