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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2908
Título: | Relação professor-aluno na educação infantil e a afetividade: a importância para a aprendizagem |
Autor(es): | Morais, Francieli da Silva |
Palavras-chave: | Pedagogia Aprendizagem Educação infantil Afetividade |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | A pesquisa visou abordar sobre a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem e nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso do desenvolvimento de uma criança na escola e em sua vida futura. Este trabalho nos convidou a uma reflexão na questão sobre afetividade, ou seja, quando o professor se torna o principal mediador dessa afetividade em sala de aula propiciando a aprendizagem contribuindo para melhorar o convívio em sala de aula, permitindo um relacionamento estabelecido entre a amizade e o respeito, possibilitando seu progresso físico, psíquico, espiritual e moral. É de cunho bibliográfico cuja fundamentação teórica está embasada nos principais autores como: Cunha (2008), Saltini (2008), Piaget (2001), Cury (2008), Vygotsky (1998). Esses, comentam a necessidade da afetividade, reconhecendo que o cognitivo está associado aos estímulos do afeto. Os resultados mostraram que a afetividade, além de mediar o aprendizado torna possível melhorar as relações interpessoais, fortalecendo os laços de amizade, permitindo existir o respeito, amizade, solidariedade, generosidade, confiança na fase da educação infantil. |
URI: | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2908 |
Aparece nas coleções: | DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
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