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dc.contributor.authorKraine, Silmara de Araújo-
dc.date.accessioned2020-03-04T18:51:09Z-
dc.date.available2020-03-04T18:51:09Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationKRAINE, S. A. Sentidos atribuídos à medicalização da educação por professores de uma escola estadual do município de Rolim de Moura – RO. Monografia de conclusão de curso apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batistapt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2911-
dc.descriptionMonografia de conclusão de curso apresentada ao Curso de Pedagogia da Federação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, como requisito para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob a orientação do Prof. Me. Eraldo Carlos Batistapt_BR
dc.description.abstractMuitos têm sido os estudos que se dedicam analisar as crescentes mudanças nos tratamentos propostos aos alunos com baixo rendimento acadêmico por meio da medicalização. Nessa conjuntura os alunos que apresentam dificuldades são encaminhados para trajetórias caracterizadas pelo fracasso escolar, permeadas por sofrimento e exclusão. Contudo, o que tem se presenciado é que a medicalização tem se tornado um fenômeno que tem prejudicado a qualidade do processo de ensino e aprendizagem revelando uma complexidade a ser enfrentada pela escola. Esta monografia tem como objetivo principal analisar a compreensão dos professores acerca da medicalização como um desdobramento do processo dos problemas educacionais, bem como o desenvolvimento humano. Como metodologia utilizou-se de uma abordagem qualitativa do tipo descritivo. Os participantes foram seis professoras com idade entre 36 e 49 anos da rede estadual de ensino do município de Rolim de Moura do estado de Rondônia. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se de um questionário com questões semiestruturas relacionadas a medicalização da educação. As informações foram analisadas sob a orientação da Análise de Conteúdo. Como aporte teórico esse estudo está sustentado em autores de grande relevância sobre essa temática, como: Moyses, Collares, Patto, Meira, Althuser. Os resultados apontaram que os professores possuem compreensão variada sobre a medicalização na educação e a maioria entende a medicalização como controle do “mau comportamento” do aluno. O estudo ainda mostrou que esse tema não foi aprofundado na formação destes professores. Para os participantes a prescrição de medicamentos para os alunos com problemas de aprendizagem se dá de forma indiscriminada e que o processo de encaminhamento da criança para o serviço de saúde é comum na escola. Além disso para a maioria dos colaboradores o diagnóstico clínico do aluno é visto de forma positivo. Conclui-se que a medicalização da educação é uma realidade na escola investigada e que é preciso um trabalho de orientação a todos os atores envolvidos na vida destas crianças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nagila Chaves (nagilanerval@unir.br) on 2020-03-04T18:51:09Z No. of bitstreams: 1 Sentidos atribuídos à medicalização da educação por.pdf: 698125 bytes, checksum: 849780e10335a30da7dee1620215b0e6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T18:51:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sentidos atribuídos à medicalização da educação por.pdf: 698125 bytes, checksum: 849780e10335a30da7dee1620215b0e6 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMedicalizaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectProblemas de aprendizagempt_BR
dc.titleSentidos atribuídos à medicalização da educação por professores de uma escola estadual do município de Rolim de Moura – ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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