Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2919
Title: Desenvolvimento em Scilab de uma plataforma para a predição da perda de carga em tubulações industriais
Authors: Dutra, Márcia da Silva
Keywords: Newtonianos
Scilab
Perda de carga
Interface gráfica
Issue Date: 2019
Citation: DUTRA, Márcia da Silva. Desenvolvimento em Scilab de uma plataforma para a predição da perda de carga em tubulações industriais. 2019, 53 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: Na indústria de alimentos, frequentemente o engenheiro se depara com a necessidade de selecionar o melhor sistema de bombeamento capaz de deslocar um determinado fluido de um local para outro através de tubulações. Para que essa tarefa seja realizada, é necessário o conhecimento da perda de carga devido ao atrito do fluido ao longo da tubulação e também pelas perdas ocasionadas nos acessórios que compõem o sistema, tais como, válvulas, tês, uniões, curvas, entre outros. Essa perda de carga é determinada através do cálculo do fator de atrito e do conhecimento dos coeficientes de perda localizada, respectivamente. A Perda de carga em tubulações depende fortemente do comportamento reológico do fluido, pois o mesmo influencia no tipo de bomba a ser utilizada. A literatura mostra que os dados experimentais de perda de carga em escoamentos de fluidos não newtonianos são muito escassos em relação aos fluidos newtonianos, tornando essa tarefa ainda mais difícil. O objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento de códigos computacionais para estimar a perda de carga distribuída e localizada no escoamento de fluidos newtonianos em tubulações industriais, utilizando o software livre Scilab para a implementação das correlações. Em conjunto com os códigos computacionais, foi desenvolvida uma interface gráfica, utilizando o software livre Scilab Gui Designer para facilitar a interação com o usuário e possibilitar a inserção dos dados necessários de forma simples. Através da interface criada é possível inserir dados da tubulação, do fluido e das condições do escoamento, informações estas necessárias para a resolução dos problemas propostos. O sistema compreende uma seção de sucção antes da bomba e uma seção de descarga após a bomba. A fim de comprovar a capacidade da ferramenta em resolver estes tipos de problemas, foram testados diversos exemplos provenientes da literatura e os resultados foram comparados. A ferramenta demonstrou robustez na resolução dos problemas propostos exigindo pouco tempo de processamento e sem problemas de convergência. Os resultados gerados podem ser visualizados diretamente no prompt do Scilab, ou exportado para um arquivo do tipo texto o qual contém todas as informações necessárias da simulação.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Me. Gerson Balbueno Bicca.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2919
Appears in Collections:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DUTRA M. S..pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.