Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2920
Title: Um estudo documental acerca do programa "se liga"
Authors: 
Corrêia, Jéssica de Paula
Keywords: Programa Se Liga
Distorção idade-ano
Alfabetização
Issue Date: 2020
Citation: CORRÊIA, J. P. Um estudo documental acerca do programa "se liga". 2020, 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2020..
Abstract: O processo de ensino aprendizagem dos alunos, sempre está passando por transformações e diferentes teorias e métodos influenciam diretamente na construção do saber dos alunos. Por muito tempo o aluno não era visto como parte importante dentro do seu processo de ensino. O aluno era um receptor de conteúdo, e quando não aprendia, a responsabilidade era apenas sua por não ter se esforçado o suficiente. Com o desenvolvimento das teorias que pesquisam acerca do ensino, passou-se a enxergar o aluno como peça importante dentro do seu processo de ensino aprendizado, e passou-se a investigar quais os fatores que geravam o fracasso escolar. Um dos grandes problemas enfrentados nas escolas públicas é a defasagem idade-ano, ou seja, alunos que estão atrasados nos estudos de acordo com a idade e o ano que deviria estar cursando. A partir da preocupação com o grande número de alunos em situação de distorção idade-ano, e buscando corrigir o fluxo escolar, inicia-se a parceria do Instituto Ayrton Senna com estados e municípios, através de programas de correção de fluxo. A partir desta parceria cria-se o programa Se Liga, com o intuito de alfabetizar os alunos em situação de distorção idade-ano que ainda não foram alfabetizados. O programa Se Liga é o objeto de estudo da presente pesquisa e teve por objetivo analisar o Programa Se Liga, através de documentos legais e outras pesquisas realizadas acerca do programa, buscando identificar como é realizada a alfabetização dos alunos com distorção idade-ano, participantes do programa. A motivação para escolha do tema de pesquisa, aconteceu a partir da orientadora desta pesquisa, que apresentou o programa. A partir de pesquisas iniciais acerca do assunto, foi identificado a proporção deste programa nas escolas brasileiras, onde apresentava-se como uma solução educacional, capaz de alfabetizar de forma rápida e eficaz as crianças em situação de distorção idade-ano. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa documental acerca do programa Se Liga, onde através de fontes primárias e secundárias, foi descrito o programa Se Liga, e como se dá a alfabetização dos alunos participantes do programa. Os resultados encontrados a partir da pesquisa realizada foram, que desde o diagnóstico até as aulas realizadas, o programa Se Liga não apresenta características inovadoras, onde sua prática se dá a partir de atividades de cópia e memorização, onde os professores perdem sua autonomia, tornando-se apenas executores de conteúdos já programados.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Me. Márcia Ângela Patrícia.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2920
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CORRÊIA. J. P..pdf2,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.