Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2920
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Corrêia, Jéssica de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T18:48:49Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T18:48:49Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CORRÊIA, J. P. Um estudo documental acerca do programa "se liga". 2020, 74 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2020.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2920 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título em Licenciatura em Pedagogia. Orientadorª: Prof. Me. Márcia Ângela Patrícia. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de ensino aprendizagem dos alunos, sempre está passando por transformações e diferentes teorias e métodos influenciam diretamente na construção do saber dos alunos. Por muito tempo o aluno não era visto como parte importante dentro do seu processo de ensino. O aluno era um receptor de conteúdo, e quando não aprendia, a responsabilidade era apenas sua por não ter se esforçado o suficiente. Com o desenvolvimento das teorias que pesquisam acerca do ensino, passou-se a enxergar o aluno como peça importante dentro do seu processo de ensino aprendizado, e passou-se a investigar quais os fatores que geravam o fracasso escolar. Um dos grandes problemas enfrentados nas escolas públicas é a defasagem idade-ano, ou seja, alunos que estão atrasados nos estudos de acordo com a idade e o ano que deviria estar cursando. A partir da preocupação com o grande número de alunos em situação de distorção idade-ano, e buscando corrigir o fluxo escolar, inicia-se a parceria do Instituto Ayrton Senna com estados e municípios, através de programas de correção de fluxo. A partir desta parceria cria-se o programa Se Liga, com o intuito de alfabetizar os alunos em situação de distorção idade-ano que ainda não foram alfabetizados. O programa Se Liga é o objeto de estudo da presente pesquisa e teve por objetivo analisar o Programa Se Liga, através de documentos legais e outras pesquisas realizadas acerca do programa, buscando identificar como é realizada a alfabetização dos alunos com distorção idade-ano, participantes do programa. A motivação para escolha do tema de pesquisa, aconteceu a partir da orientadora desta pesquisa, que apresentou o programa. A partir de pesquisas iniciais acerca do assunto, foi identificado a proporção deste programa nas escolas brasileiras, onde apresentava-se como uma solução educacional, capaz de alfabetizar de forma rápida e eficaz as crianças em situação de distorção idade-ano. A metodologia utilizada foi através de uma pesquisa documental acerca do programa Se Liga, onde através de fontes primárias e secundárias, foi descrito o programa Se Liga, e como se dá a alfabetização dos alunos participantes do programa. Os resultados encontrados a partir da pesquisa realizada foram, que desde o diagnóstico até as aulas realizadas, o programa Se Liga não apresenta características inovadoras, onde sua prática se dá a partir de atividades de cópia e memorização, onde os professores perdem sua autonomia, tornando-se apenas executores de conteúdos já programados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-03T21:25:25Z No. of bitstreams: 1 CORRÊIA. J. P..pdf: 2307701 bytes, checksum: a337900ea7a0fa0b1e05f928558aadb6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T18:48:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CORRÊIA. J. P..pdf: 2307701 bytes, checksum: a337900ea7a0fa0b1e05f928558aadb6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-05T18:48:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CORRÊIA. J. P..pdf: 2307701 bytes, checksum: a337900ea7a0fa0b1e05f928558aadb6 (MD5) Previous issue date: 2020 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa Se Liga | pt_BR |
dc.subject | Distorção idade-ano | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Um estudo documental acerca do programa "se liga" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CORRÊIA. J. P..pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.