Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2921
Title: Evasão na educação de jovens e adultos: em estudo sobre uma comunidade periférica de Ariquemes
Authors: 
Sene, Geslaine S.
Keywords: Evasão
Educação de Jovens e Adultos
Fechamento de turmas de EJA
Issue Date: 2019
Citation: SENE, Geslaine da Silva.Evasão na educação de jovens e adultos: em estudo sobre uma comunidade periférica de Ariquemes. 2019, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos dá acesso ao público formado por pessoas com 15 anos ou mais de idade que não concluíram o ensino na idade apropriada. Um dos problemas enfrentado nesta modalidade de ensino tem sido a evasão escolar que impede esses indivíduos de concluírem a escolarização. A legislação brasileira preconiza o acesso à educação para todos como um direito social, inclusive para a população jovem e adulta. Com a existência do problema que é a evasão nesta modalidade de ensino, a pesquisa visou conhecer os motivos que levam este público a desistirem da escola em uma comunidade do município de Ariquemes-RO que também enfrenta este obstáculo na educação. A pesquisa teve como hipótese inicial a possível dificuldade de reinserção na rotina escolar. Para realização da investigação, fez-se pesquisa documental e bibliográfica para aproximação do conhecimento já estabelecido sobre o assunto. Para conhecimento da realidade ariquemense, foi escolhida uma comunidade localizada na área periférica do município, onde foi realizada entrevista com ex alunos desta modalidade de ensino e alguns profissionais que atuaram na Educação de Jovens e Adultos na escola que atende a comunidade. Os resultados trouxeram ao conhecimento, fatores de ordem pessoal e ligados a escola, apareceram motivos como: desinteresse, motivos familiares, trabalho, falta de materiais didático, salas multiseriradas e o fim da oferta da Educação de Jovens e Adultos na escola da comunidade, que se mostrou como o problema mais relevante para a desistência escolar dos ex alunos entrevistados.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Me. Lara Cristina Cioffi
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2921
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SENE, Geslaine da Silva.-.pdf826,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.