Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2921
Título: | Evasão na educação de jovens e adultos: em estudo sobre uma comunidade periférica de Ariquemes |
Autor(es): | Sene, Geslaine S. |
Palavras-chave: | Evasão Educação de Jovens e Adultos Fechamento de turmas de EJA |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SENE, Geslaine da Silva.Evasão na educação de jovens e adultos: em estudo sobre uma comunidade periférica de Ariquemes. 2019, 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019. |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos dá acesso ao público formado por pessoas com 15 anos ou mais de idade que não concluíram o ensino na idade apropriada. Um dos problemas enfrentado nesta modalidade de ensino tem sido a evasão escolar que impede esses indivíduos de concluírem a escolarização. A legislação brasileira preconiza o acesso à educação para todos como um direito social, inclusive para a população jovem e adulta. Com a existência do problema que é a evasão nesta modalidade de ensino, a pesquisa visou conhecer os motivos que levam este público a desistirem da escola em uma comunidade do município de Ariquemes-RO que também enfrenta este obstáculo na educação. A pesquisa teve como hipótese inicial a possível dificuldade de reinserção na rotina escolar. Para realização da investigação, fez-se pesquisa documental e bibliográfica para aproximação do conhecimento já estabelecido sobre o assunto. Para conhecimento da realidade ariquemense, foi escolhida uma comunidade localizada na área periférica do município, onde foi realizada entrevista com ex alunos desta modalidade de ensino e alguns profissionais que atuaram na Educação de Jovens e Adultos na escola que atende a comunidade. Os resultados trouxeram ao conhecimento, fatores de ordem pessoal e ligados a escola, apareceram motivos como: desinteresse, motivos familiares, trabalho, falta de materiais didático, salas multiseriradas e o fim da oferta da Educação de Jovens e Adultos na escola da comunidade, que se mostrou como o problema mais relevante para a desistência escolar dos ex alunos entrevistados. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Me. Lara Cristina Cioffi |
URI: | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2921 |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SENE, Geslaine da Silva.-.pdf | 826,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.