Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorMaurício, Jemima Q.N.P-
dc.date.accessioned2020-03-05T19:05:30Z-
dc.date.available2020-03-05T19:05:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMAURÍCIO, Jemima Quéren Neves de Paula. Os desafios de uma gestão escolar para combater o bullying no cotidiano dos alunos. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2922-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. M.a. Regina Ap. Costapt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda sob as orientações das teorias dos comportamentos que envolvem crianças e adolescentes que estimulam a prática do Bullying, buscando estratégias que envolvam toda a comunidade escolar no combate a esta desagradável realidade visando intervenções de todos os profissionais da educação, principalmente dos gestores, para minimizá-lo, na tentativa de excluir essa prática das escolas. O estudo tem um caráter inicial de pesquisa bibliográfica, como norteador para o entendimento do objeto de estudo, priorizando vivências explícitas em jornadas de trabalho efetivo com profissionais e alunos, dando origem a análise, observação de várias metodologias para a compreensão de atitudes e intervenções que justifiquem a atuação do gestor, suas funções e responsabilidades sociais. A pesquisa teórica foi realizada com a aplicação de questionários, em uma instituição de âmbito público municipal, com crianças de 9 e 10 anos. Foi permeada em considerações relacionadas a autores como Cléo Fante, Silva, e outros afins, além de projetos que consideram a possibilidade da reversão do quadro do Bullying para outro, constituído nas relações sociais interativas, compartilhadas e de respeito mútuo. O Bullying é um fenômeno resultante da intolerância no contexto social, e vem se instalando nos ambientes escolares por isso, é necessária a integralização da gestão escolar num olhar mais observante. Constatou-se que o trabalho coletivo entre gestão escolar traz importantes resultados as ações educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-04T21:33:31Z No. of bitstreams: 1 MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf: 975236 bytes, checksum: 63a7542e01db9af3000a628235a05996 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T19:03:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf: 975236 bytes, checksum: 63a7542e01db9af3000a628235a05996 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T19:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf: 975236 bytes, checksum: 63a7542e01db9af3000a628235a05996 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleOs desafios de uma gestão escolar para combater o bullying no cotidiano dos alunospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf952,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.