Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Maurício, Jemima Q.N.P | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T19:05:30Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T19:05:30Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | MAURÍCIO, Jemima Quéren Neves de Paula. Os desafios de uma gestão escolar para combater o bullying no cotidiano dos alunos. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2922 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. M.a. Regina Ap. Costa | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda sob as orientações das teorias dos comportamentos que envolvem crianças e adolescentes que estimulam a prática do Bullying, buscando estratégias que envolvam toda a comunidade escolar no combate a esta desagradável realidade visando intervenções de todos os profissionais da educação, principalmente dos gestores, para minimizá-lo, na tentativa de excluir essa prática das escolas. O estudo tem um caráter inicial de pesquisa bibliográfica, como norteador para o entendimento do objeto de estudo, priorizando vivências explícitas em jornadas de trabalho efetivo com profissionais e alunos, dando origem a análise, observação de várias metodologias para a compreensão de atitudes e intervenções que justifiquem a atuação do gestor, suas funções e responsabilidades sociais. A pesquisa teórica foi realizada com a aplicação de questionários, em uma instituição de âmbito público municipal, com crianças de 9 e 10 anos. Foi permeada em considerações relacionadas a autores como Cléo Fante, Silva, e outros afins, além de projetos que consideram a possibilidade da reversão do quadro do Bullying para outro, constituído nas relações sociais interativas, compartilhadas e de respeito mútuo. O Bullying é um fenômeno resultante da intolerância no contexto social, e vem se instalando nos ambientes escolares por isso, é necessária a integralização da gestão escolar num olhar mais observante. Constatou-se que o trabalho coletivo entre gestão escolar traz importantes resultados as ações educacionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-04T21:33:31Z No. of bitstreams: 1 MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf: 975236 bytes, checksum: 63a7542e01db9af3000a628235a05996 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T19:03:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf: 975236 bytes, checksum: 63a7542e01db9af3000a628235a05996 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-05T19:05:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf: 975236 bytes, checksum: 63a7542e01db9af3000a628235a05996 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Os desafios de uma gestão escolar para combater o bullying no cotidiano dos alunos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAURÍCIO-JEMIMA Q. N. P..pdf | 952,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.