Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2923
Title: A influência das mulheres camponesas no processo de formação humana nas comunidades do campo
Authors: 
Andrade, Marcely Cavaleiro de
Keywords: Mulher Camponesa.
Formação Humana
Educação Popular.
Issue Date: 2019
Citation: ANDRADE, Marcely Cavaleiro de. A influência das mulheres camponesas no processo de formação humana nas comunidades do campo. 2019, 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: A mulher camponesa tem forte atuação no processo de formação humana nas comunidades onde se inserem, pois é presença cotidiana tanto no processo de escolarização do campo, como nas experiências de educação popular. Assim, o protagonismo da mulher camponesa na constituição do que é ser um sujeito do campo é um fato, no entanto, cabe entender: como acontece a influência das mulheres no processo de formação humana nas comunidades camponesas? Em meio a luta pela terra, pela visibilidade e pelo rompimento com o sistema patriarcal, a mulher camponesa torna-se exemplo de consistência para as comunidades em que estão inseridas e, consequentemente, rompem com o modelo de sociedade patriarcal e influenciam para a criação de novos modelos de sociedade onde as mulheres conquistem seus espaços desejados dentro da sociedades. O presente trabalho objetiva compreender como ocorre a influência da mulher camponesa nos processos de formação humana nas comunidades do campo. O procedimento metodológico concilia: estudo sobre a trajetória das mulheres em meio a luta por reconhecimento e autonomia seja no contexto do campo ou da cidade, o que ocorreu a partir de pesquisa bibliográfica em autores que discutem o tema; identificação de processos educativos que ocorrem dentro dos movimentos sociais a partir de pesquisa bibliográfica em autores e páginas eletrônicas; para compreender como ocorre a influência da mulher camponesa para a formação humana, foi realizada pesquisa etnográfica partindo da vivencia com as mulheres camponesas que se deu pela aproximação com os movimentos sociais a partir das atividades realizadas pela Universidade em parceria com a Via Campesina. Os resultados alcançados, possibilitam concluir que a influência das mulheres camponesas no processo de formação humana ocorre de forma significativa, pois atuam diretamente nos processos formativos: de forma intencional nas atividades políticas, na mística, na escola, na ciranda, ou ainda, de forma espontânea no convívio cotidiano da vida em comunidade.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Profª Ma. Lara Cristina Cioffi
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2923
Appears in Collections:DECED/ARQ. Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRADE Marcely Cavaleiro de.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.