Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2924
Título: As dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano em uma escola estadual do município de Ariquemes-RO
Autor(es): 
Gomes, Cleonice dos Santos Ribeiro
Palavras-chave: Matemática
Dificuldades de ensino
Falta de leitura
Data do documento: 2019
Citação: GOMES, Cleonice dos Santos Ribeiro. As dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano em uma escola estadual do município de Ariquemes-RO. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar as principais causas das dificuldades de aprendizagem em matemática no 1º Ciclo do Ensino Fundamental e também buscar a compreensão do processo de avaliação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva com coleta de dados do tipo observação em sala de aula, entrevistas com professores e orientador; aplicação de teste aos alunos. Todas as coletas de dados foram feitas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, na qual contou com a participação de duas (02) professoras, uma (01) coordenadora do ensino fundamental I e de 10 (dez) alunos do 5º ano do ensino fundamental l. Nas falas foram evidenciadas as principais dificuldades enfrentadas para o ensino da matemática, as principais foram: deficiência na capacidade de leitura e interpretação dos enunciados matemáticos. Na observação, verificou-se aulas não atrativas e com pouco feedback. O teste demonstrou dificuldade de interpretação na leitura dos enunciados. Pode-se supor que a baixa capacidade de leitura prejudicou o aprendizado da matemática dos participantes desta pesquisa.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.ª . Dra. Adailde M. S. Carvaho.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2924
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES Cleonice S. R..pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.