Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2924
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorGomes, Cleonice dos Santos Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-03-05T19:15:49Z-
dc.date.available2020-03-05T19:15:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGOMES, Cleonice dos Santos Ribeiro. As dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano em uma escola estadual do município de Ariquemes-RO. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2924-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof.ª . Dra. Adailde M. S. Carvaho.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar as principais causas das dificuldades de aprendizagem em matemática no 1º Ciclo do Ensino Fundamental e também buscar a compreensão do processo de avaliação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva com coleta de dados do tipo observação em sala de aula, entrevistas com professores e orientador; aplicação de teste aos alunos. Todas as coletas de dados foram feitas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina, na qual contou com a participação de duas (02) professoras, uma (01) coordenadora do ensino fundamental I e de 10 (dez) alunos do 5º ano do ensino fundamental l. Nas falas foram evidenciadas as principais dificuldades enfrentadas para o ensino da matemática, as principais foram: deficiência na capacidade de leitura e interpretação dos enunciados matemáticos. Na observação, verificou-se aulas não atrativas e com pouco feedback. O teste demonstrou dificuldade de interpretação na leitura dos enunciados. Pode-se supor que a baixa capacidade de leitura prejudicou o aprendizado da matemática dos participantes desta pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-05T18:16:56Z No. of bitstreams: 1 GOMES Cleonice S. R..pdf: 1191046 bytes, checksum: 5ab446379114efd3f32ed2a7dc65106e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T19:15:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GOMES Cleonice S. R..pdf: 1191046 bytes, checksum: 5ab446379114efd3f32ed2a7dc65106e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T19:15:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GOMES Cleonice S. R..pdf: 1191046 bytes, checksum: 5ab446379114efd3f32ed2a7dc65106e (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectDificuldades de ensinopt_BR
dc.subjectFalta de leiturapt_BR
dc.titleAs dificuldades do ensino e aprendizagem da matemática no 5º ano em uma escola estadual do município de Ariquemes-ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GOMES Cleonice S. R..pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.