Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2925
Title: Prática pedagógica e formação para a cidadania/democracia: o uso dos temas transversais em escolas públicas de Ariquemes (RO)
Authors: 
Ferreira, Nara Tauani Dias
Keywords: Formação para cidadania/democracia
Temas Transversais
Pedagógica
Issue Date: 2019
Citation: FERREIRA. Nara T. D. Prática pedagógica e formação para a cidadania/democracia: o uso dos temas transversais em escolas públicas de Ariquemes (RO). 2019, 72 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: A prática pedagógica em prol da formação para cidadania e democracia tem obtido muita ênfase no processo de intermediar e viabilizar o educando a aproximação dos seus direitos, sendo de extrema relevância saber se os temas transversais trabalhados de forma interdisciplinar podem contribuir no processo de formação para a cidadania e democracia. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais preveem e orientam esta prática pedagógica enquanto ferramenta em prol da formação para cidadania e democracia. Este estudo tem por objetivo analisar as contribuições dos temas transversais na perspectiva interdisciplinar como facilitadores na formação para a democracia e cidadania. O procedimento metodológico concilia: pesquisa bibliográfica e documental para caracterizar o papel da descola pública na formação para cidadania/democracia como para conceituar os temas transversais, gestão do trabalho pedagógico e interdisciplinaridade e pesquisa empírica para conhecimento da realidade educacional ariquemense quanto as práticas pedagógicas em prol da formação para cidadania/democracia. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas com roteiro prévio elaborado junto a técnicas educacionais das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, bem como a educadores e coordenadoras pedagógicas de duas escolas públicas, sendo uma municipal e outra estadual. Constatou-se a importância dessa perspectiva para a formação da cidadania/democracia, pois constitui-se numa prática que requer um trabalho integrado nas diversas áreas do conhecimento, trazendo maior significado aos temas. Porém, o professor tem dificuldade em reconhecer-se em suas práticas pedagógicas como agente social em prol dessa formação. Concluiu-se que os temas transversais aliados ao trabalho integrado favorecem a formação para cidadania/democracia, sendo que os mesmos retratam as questões sociais em prol de atentar e aproximar o ser de seus direitos, em benefícios de se tornarem autônomos em suas reflexões e decisões.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. Me. Lara Cristina Cioffi
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2925
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERREIRA Nara T. D..pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.