Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2927
Title: Consciência fonológica: um estudo acerca da formação de professores por meio do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC)
Authors: 
Costa, Yara Alves da
Keywords: PNAIC
Consciência fonológica
Processo de Alfabetização.
Issue Date: 2019
Citation: COSTA,Yara Alves da. Consciência fonológica: um estudo acerca da formação de professores por meio do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC). 2019, 93 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) teve por objetivo analisar a relevância da consciência fonológica na alfabetização infantil e como essa temática foi inserida na formação dos professores por meio do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para atingir o objetivo realizou-se a pesquisa em duas fases. A primeira fase consistiu-se na pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica em autores que enfatizam em suas pesquisas o tema da consciência fonológica sendo eles: Capovilla (1998), Braz e Mendonça (2018), Alves (2012), Klein e Lamprecht (2012), Cardoso-Martins (1995), Freitas (2004), Soares (2016), Seara et al. (2015), Martins e Guidotti (2016) e outros. A segunda fase da pesquisa consistiu-se na pesquisa documental, utilizou-se de fontes como os documentos do MEC: BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os cadernos do PNAIC do ano 1 de 2012 das unidades: 02, 03 e da Educação do Campo unidades: 03 e 05. O que pode-se averiguar no decorrer da pesquisa que o PNAIC ao trabalhar os eixos dos direitos de aprendizagem trabalha as habilidades da consciência fonológica principalmente no eixo da oralidade e análise linguística. Ademais orienta para a questão de como avaliar em qual nível da consciência fonológica a criança está por meio das atividades, e assim trabalhar de acordo com as suas necessidades possibilitando aos alunos que avance não somente para outro nível da consciência fonológica, mas também nas hipótese da escrita. O PNAIC elucida que é fundamental que as habilidades da consciência fonológica seja trabalhada em todo o percurso do processo de alfabetização para que o Sistema de Escrita Alfabética (SEA) se consolide efetivamente. O caderno do PNAIC traz como sugestões de trabalhar a CF por meio dos gêneros textuais que é um grande aliando para o desenvolvimento da consciência fonológica, mas também auxilia no processo de aquisição da leitura e escrita, e na produção textual. Quando a consciência fonológica é trabalhada em conjunto com o processo de alfabetização permiti ao aluno ter a reflexão sonoro das palavras e saber como a sonoridade das palavras se materializam, nessa perspectiva é preciso que o professor estimule as habilidades da consciência fonológica, e dessa forma o aluno terá mais autonomia e facilidade na aquisição da leitura e escrita. Pode-se constatar no decorrer das análises que a consciência fonológica deve ser trabalhada com as hipóteses da escrita, com isso propicia ao alfabetizando o domínio do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). É importante que o PNAIC coloque como pauta na formação continuada dos professores alfabetizadores a temática da consciência fonológica tendo em vista que é uma pauta obrigatória no processo de alfabetização e desenvolva também práticas pedagógicas em relação a temática da CF.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Profa. M.e Márcia Ângela Patrícia Marroco
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2927
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
COSTA Yara Alves da.pdf1,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.