Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2928
Title: Educação infantil: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola
Authors: 
Gayardo, Suely
Keywords: Processo de Acolhimento
Processo de Inserção
Processo de Adaptação e Ludicidade
Issue Date: 2019
Citation: GAYARDO, Suely. Educação infantil: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de investigar como se dá o processo de acolhimento, inserção e adaptação das crianças nos primeiros dias de vida escolar e, assim tentar amenizar tais desconfortos. Para tal, foi necessário desenvolver uma Pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi feita em uma Escola de Educação Infantil de Ariquemes, nos meses de junho e julho de 2019 Participaram da mesma, cinco (05) professoras da Educação Infantil. A análise tem uma aproximação com os estudos de Bardin (2016), referentes à Análise de Conteúdo. As falas das participantes foram organizadas conforme os temas norteadores do trabalho: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola. Os principais resultados mostraram que as participantes identificam as condutas a serem tomadas com às crianças na Educação Infantil, mas não consta, na escola rotinas pré-estabelecidas e as atividades ficam a cargo do planejamento de cada professora. Então, comparando os resultados com a literatura pertinente, percebe-se que ainda faltam informações e atitudes a todos os atores envolvidos nos processos. Portanto, faz-se necessário Educação Continuada para garantir uma melhor estratégia pedagógica na Instituição de Educação Infantil que garanta a inserção, o acolhimento e adaptação da criança à escola de maneira satisfatória.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Dr.ª Adailde Miranda da Silva Carvalho.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2928
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GAYARDO Suely.pdf455,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.