Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | - | |
dc.contributor.author | Gayardo, Suely | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T19:21:27Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T19:21:27Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GAYARDO, Suely. Educação infantil: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2928 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Dr.ª Adailde Miranda da Silva Carvalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de investigar como se dá o processo de acolhimento, inserção e adaptação das crianças nos primeiros dias de vida escolar e, assim tentar amenizar tais desconfortos. Para tal, foi necessário desenvolver uma Pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi feita em uma Escola de Educação Infantil de Ariquemes, nos meses de junho e julho de 2019 Participaram da mesma, cinco (05) professoras da Educação Infantil. A análise tem uma aproximação com os estudos de Bardin (2016), referentes à Análise de Conteúdo. As falas das participantes foram organizadas conforme os temas norteadores do trabalho: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola. Os principais resultados mostraram que as participantes identificam as condutas a serem tomadas com às crianças na Educação Infantil, mas não consta, na escola rotinas pré-estabelecidas e as atividades ficam a cargo do planejamento de cada professora. Então, comparando os resultados com a literatura pertinente, percebe-se que ainda faltam informações e atitudes a todos os atores envolvidos nos processos. Portanto, faz-se necessário Educação Continuada para garantir uma melhor estratégia pedagógica na Instituição de Educação Infantil que garanta a inserção, o acolhimento e adaptação da criança à escola de maneira satisfatória. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-05T19:15:28Z No. of bitstreams: 1 GAYARDO Suely.pdf: 465981 bytes, checksum: 17b8535116835e3b6e27d29c1ac5a4c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T19:21:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GAYARDO Suely.pdf: 465981 bytes, checksum: 17b8535116835e3b6e27d29c1ac5a4c9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-05T19:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAYARDO Suely.pdf: 465981 bytes, checksum: 17b8535116835e3b6e27d29c1ac5a4c9 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Processo de Acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Processo de Inserção | pt_BR |
dc.subject | Processo de Adaptação e Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Educação infantil: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GAYARDO Suely.pdf | 455,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.