Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor-
dc.contributor.authorGayardo, Suely-
dc.date.accessioned2020-03-05T19:21:27Z-
dc.date.available2020-03-05T19:21:27Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGAYARDO, Suely. Educação infantil: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola. 2019, 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2928-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Dr.ª Adailde Miranda da Silva Carvalho.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de investigar como se dá o processo de acolhimento, inserção e adaptação das crianças nos primeiros dias de vida escolar e, assim tentar amenizar tais desconfortos. Para tal, foi necessário desenvolver uma Pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados foi feita em uma Escola de Educação Infantil de Ariquemes, nos meses de junho e julho de 2019 Participaram da mesma, cinco (05) professoras da Educação Infantil. A análise tem uma aproximação com os estudos de Bardin (2016), referentes à Análise de Conteúdo. As falas das participantes foram organizadas conforme os temas norteadores do trabalho: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escola. Os principais resultados mostraram que as participantes identificam as condutas a serem tomadas com às crianças na Educação Infantil, mas não consta, na escola rotinas pré-estabelecidas e as atividades ficam a cargo do planejamento de cada professora. Então, comparando os resultados com a literatura pertinente, percebe-se que ainda faltam informações e atitudes a todos os atores envolvidos nos processos. Portanto, faz-se necessário Educação Continuada para garantir uma melhor estratégia pedagógica na Instituição de Educação Infantil que garanta a inserção, o acolhimento e adaptação da criança à escola de maneira satisfatória.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by MARIA RITA GUIMARÃES (mariarita.felicia@gmail.com) on 2020-03-05T19:15:28Z No. of bitstreams: 1 GAYARDO Suely.pdf: 465981 bytes, checksum: 17b8535116835e3b6e27d29c1ac5a4c9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fabiany Andrade (fabiany@unir.br) on 2020-03-05T19:21:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GAYARDO Suely.pdf: 465981 bytes, checksum: 17b8535116835e3b6e27d29c1ac5a4c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-05T19:21:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GAYARDO Suely.pdf: 465981 bytes, checksum: 17b8535116835e3b6e27d29c1ac5a4c9 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProcesso de Acolhimentopt_BR
dc.subjectProcesso de Inserçãopt_BR
dc.subjectProcesso de Adaptação e Ludicidadept_BR
dc.titleEducação infantil: inserção, acolhimento e adaptação da criança à escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAYARDO Suely.pdf455,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.