Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2929
Title: A importância da educação de jovens e adultos para a classe trabalhadora
Authors: 
Fonseca, Thais Naiane da Silva
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Classe trabalhadora
Formação para o trabalho
Issue Date: 2019
Citation: FONSECA, Thais N. S. A importância da educação de jovens e adultos para a classe trabalhadora. 2019, 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2019.
Abstract: A relação Educação e Trabalho é tema relevante nas pesquisas em Educação, principalmente quando se trata da Educação da Classe Trabalhadora. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da Educação de Jovens e Adultos para a classe trabalhadora sob a visão de alunos que frequentam ou freqüentaram essa modalidade. Para realizar a investigação, fez-se pesquisa bibliográfica e documental para levantamento do Histórico da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, bem como para traçar o perfil dos Alunos da EJA, em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo a partir de levantamento de dados em três instituições que atendem o público-alvo da pesquisa para subsidiar a análise sobre a importância da EJA para a classe trabalhadora. Verificaram-se nesses estudos os principais fatores de abandono escolar, destacando-se os motivos relacionados ao cansaço, trabalho e família. Contudo, desejam concluir o processo de escolarização em busca de melhores condições de trabalho, cargos melhores, ingressar na faculdade. Desta forma, foi possível concluir que os alunos percebem que a EJA é importante para eles, pois consideram que o processo de escolarização é primordial para garantirem melhorias na qualidade de vida.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador(a): Prof. M.a. Lara Cristina Cioffi
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2929
Appears in Collections:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FONSECA Thais N. S..pdf595,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.