Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2935
Título: Perfil socioambiental das famílias nas áreas vulneráveis a cheia do rio Mamoré na cidade de Guajará-Mirim/RO: um estudo sobre o bairro triângulo.
Autor(es): Silva, Rosane Cortez da
Palavras-chave: Vulnerabilidade Ambiental
Enchentes
Perfil Socioambiental
Data do documento: 2016
Citação: SILVA, Rosane Cortez da. Perfil socioambiental das famílias nas áreas vulneráveis a cheia do rio Mamoré na cidade de Guajará-Mirim/RO: um estudo sobre o bairro triângulo. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2016.
Resumo: Os estudos sobre vulnerabilidade socioambiental vem ganhando cada vez mais destaque no mundo, principalmente em relação às grandes obras de infraestrutura. Na Amazônia não poderia ser diferente, a exemplo das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, e de Belo Monte, no Pará. O crescimento nas cidades, quando não planejado, torna-se um grave problema, principalmente nas áreas cujas ocupações se dão nas proximidades dos rios. Na Amazônia, tal fato é bem comum devido os rios terem uma oscilação considerável, comparado à dinâmica dos rios em outras regiões do território nacional. Na cidade de Guajará-Mirim, os bairros mais comumente afetados pelas cheias do rio Mamoré são: Triângulo, Industrial, São José, Santo Antônio, Centro, Cristo Rey e Tamandaré tem se apresentado como área mais vulnerável a cheia do rio Mamoré. A última grande cheia identificada em Guajará-Mirim foi a de 2014 que sofreu e com base nas informações aqui destacadas, o lapso temporal retrata sobre esta ultima grande cheia. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa consiste em diagnosticar o perfil socioambiental dos moradores em áreas vulneráveis a enchentes do Rio Mamoré em 2014. Como objetivos específicos têm: 1)Identificar e quantificar os bairros vulneráveis a enchente do Rio Mamoré e o número de residências afetadas em 2014; 2) Levantar e demonstrar as perdas materiais na cheia de 2014 e 3) Identificar o perfil socioambiental do bairro mais afetado pela cheia do rio Mamoré. A metodologia pautou-se em três etapas operacionais: I) Pesquisa Bibliográfica e documental; II) Pesquisa de campo e III) Aplicação de questionário. O bairro Triângulo, no município de Guajará-Mirim, é um dos bairros mais susceptíveis a inundação em razão de sua localização e do baixo nível em relação ao rio Mamoré. Por esta razão apresenta um elevando grau de vulnerabilidade, tanto social quanto ambiental, já que o nível de renda da população residente, em sua maioria, não ultrapassa o valor de um e no máximo dois salários mínimos. Além disso, o nível de escolaridade demonstra uma situação ainda mais preocupante, tendo em vista a expressiva maioria dos moradores possuir, no máximo, o ensino fundamental completo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2935
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rosane Cortez da..pdfSILVA, Rosane Cortez da. Perfil socioambiental das famílias nas áreas vulneráveis a cheia do rio Mamoré na cidade de Guajará-Mirim/RO: um estudo sobre o bairro triângulo. 2016.2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.