Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2938
Título: A questão dos resíduos sólidos na reserva extrativista estadual do Rio Pacaás Novos.
Autor(es): Pereira, Francisca Adriana dos Santos
Palavras-chave: Unidade de Conservação
Reserva Extrativista
Resíduos Sólidos
Data do documento: 2016
Citação: PEREIRA, Francisca Adriana dos Santos. A questão dos resíduos sólidos na reserva extrativista estadual do Rio Pacaás Novos. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2016.
Resumo: A vida de quem vive em espaços onde se deve conciliar a relação do homem com a natureza, há muito deixou de ser aquela coisa “rústica” onde só se vivia única e exclusivamente dos recursos oferecidos pela “mãe natureza”. Hoje em dia, é comum a entrada e a presença de bens materiais tipicamente urbanos nesses espaços. A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos e é dentro desse contexto que a presente pesquisa está inserida, onde procurou analisar a questão dos resíduos sólidos dentro de uma unidade de conservação existente no município de Guajará-Mirim, estado de Rondônia: a Reserva Estadual Extrativista do Rio Pacaás Novos. Assim, para efeito desse trabalho foi elaborado questionamento epistemológico considerando as premissas do desenvolvimento sustentável inerentes às reservas extrativistas (resex), com o objetivo de identificar como a questão dos resíduos sólidos está sendo trabalhada e se a prática demonstra algum risco em termos de impacto socioambiental para a região: Fazendo o levantamento dos produtos adquiridos pelas comunidades da resex com potencial geração de resíduos sólidos; identificando as principais formas de descarte dos resíduos sólidos praticados na reserva em questão e apontando os limites e possibilidades da política de resíduos sólidos em relação à resex do rio Pacaás Novos. Desse modo, compreender um pouco mais esse ambiente, a partir de um caso concreto trazido pela resex estadual do rio Pacaás Novos, parece ser um bom começo para contribuir com as discussões teóricas sobre a temática dos resíduos sólidos em unidades de conservação e, com isso, trazer elementos que possam servir de auxílio para se construir políticas públicas mais efetivas sobre a questão do lixo nesses ambientes.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2938
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA, Francisca Adriana dos Santos..pdfPEREIRA, Francisca Adriana dos Santos. A questão dos resíduos sólidos na reserva extrativista estadual do Rio Pacaás Novos. 2016.2,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.