Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2940
Título: Percepção socioambiental e econômica da estrada – parque (RO 420) Guajará-Mirim/RO.
Autor(es): Pontes, Rafaela Paola de Oliveira.
Palavras-chave: Estrada parque
Socioambiental
Economia
Guajará-Mirim
Data do documento: 2016
Citação: PONTES, Rafaela Paola de Oliveira. Percepção socioambiental e econômica da estrada – parque (RO 420) Guajará-Mirim/RO. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2016.
Resumo: A presente pesquisa visa fazer uma análise da percepção econômica, social e ambiental da população local em relação a estrada-parque (RO 420), que encontra-se em uso apenas em caráter emergencial, pois, a mesma localiza-se em uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que é o Parque Estadual Guajará-Mirim - PEGM. A Estrada-parque teve sua abertura autorizada no ano de 2014 por haver a necessidade de tirar as cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré do total isolamento que se encontravam, em razão da enchente histórica do Rio Madeira, que ocasionou na inundação a BR-425, única via de acesso a estas cidades. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo envolveu pesquisas em bases secundárias, através de levantamentos bibliográficos a respeito da temática abordada. Também, foram empregados pesquisas em bases primárias, com a aplicação de 30 (trinta) questionários, previamente elaborados, em órgãos públicos, transeuntes e no comércio local. Após esta fase procedeu-se com a etapa de tabulação dos dados e posterior geração dos percentuais e dos seguintes índices: índice de Percepção da Importância Econômica da Estrada-Parque (IPIE-EP); Índice de Percepção da Importância Social da Estrada-Parque (IPIS-EP) e Índice de Percepção da Importância Ambiental da Estrada no Parque (IPIA-EP). Com base na questão central: “Qual sua percepção sobre a importância da implantação da Estrada-Parque?”. Percebeu-se, um alto índice de percepção da importância econômica da estrada no parque, pois, acredita-se que ela poderá trazer benefícios como, por exemplo: facilidade na importação e exportação tanto de produtos da região quanto de produtos que são produzidos em outras regiões. No que se refere ao aspecto ambiental, pode-se notar que apesar do índice se mostrar em uma escala média, existe uma preocupação quanto aos impactos ambientais que a estrada parque causará ao Parque Estadual Guajará Mirim. O índice de percepção da importância da estrada no parque demonstrou ser forte, por apresentar pontos que favorecem à economia e aos interesses da sociedade. Ficou evidenciado nesse trabalho, pela percepção dos respondentes, que há uma forte aprovação em permanecer aberta a estrada parque, o que demonstra o interesse da região em torná-la permanente, sendo as razões econômicas as mais relevantes identificadas neste estudo, seguida da ambiental e por fim social.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2940
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PONTES, Rafaela Paola de Oliveira..pdfPONTES, Rafaela Paola de Oliveira. Percepção socioambiental e econômica da estrada – parque (RO 420) Guajará-Mirim/RO. 2016.1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.