Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2947
Título: Ferramenta e análise SWOT na perspectiva da arborização urbana do bairro planalto na cidade de Nova Mamoré/RO.
Autor(es): Silva, Cristiane Balarez da.
Palavras-chave: Arborização Urbana
Percepção Socioambiental
Matriz SWOT
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Cristiane Balarez da. Ferramenta e análise SWOT na perspectiva da arborização urbana do bairro planalto na cidade de Nova Mamoré/RO. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Gestão Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2018.
Resumo: Paradoxalmente a Amazônia sempre foi palco de discussões sobre o “Meio Ambiente e desenvolvimento”. De um lado mais preservacionista/conservacionista, de outro lado com ideais menos alinhados com a perspectiva ambiental. Normalmente essas discussões se dão em cenários rurais deixando, discussões nas áreas urbanas, carentes de estudos dentro dessa linha de abordagem. Assim, esse trabalho buscou analisar a perspectiva de arborização urbana do bairro planalto no município de Nova Mamoré, Rondônia. Em relação ao contexto político institucional local, visando compreender os fatores internos e externos que influenciam a prática da arborização urbana no referido município. As principais linhas teóricas do presente estudo envolveram uma abordagem sobre a percepção socioambiental e educação ambiental e do plano diretor municipal como elemento político institucional. Do ponto de vista de metodologia, a pesquisa foi constituída, na visão do método indutivo utilizando-se com objeto de estudo o bairro planalto, em Nova Mamoré, que também serviu como um estudo de caso. Foram aplicados 122 questionários aos munícipes do bairro em destaque, sendo posteriormente tabulados em Excel e elaborados gráficos utilizados no trabalho. Como resultado da pesquisa ficou evidenciado um cenário insuficiente de arborização urbana no bairro planalto. Desse modo visando responder aos problemas secundários desse trabalho, verificou-se que a sociedade tem uma compreensão objetiva do problema, cabendo a ela cuidar de seu imóvel e a prefeitura cuidar da sua parte a exemplo das vias públicas. Portanto, de um lado o poder público que não toma, ainda, devida iniciativa, por outro lado, a sociedade que não, reivindica. Tais perspectivas precisam ser equacionadas já que no fim todos saem perdendo.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2947
Aparece nas coleções:DACSA/GM. Graduação em Gestão Ambiental (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Cristiane Balarez da..pdfSILVA, Cristiane Balarez da. Ferramenta e análise SWOT na perspectiva da arborização urbana do bairro planalto na cidade de Nova Mamoré/RO. 2018.2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.