Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2951
Title: O Padrão de início da estação chuvosa no estado de Rondônia continua sendo alterado pelas mudanças no uso e cobertura da Terra?
Authors: Valadão, Cássia Cortes
Keywords: Florestas tropicais
Ciclo hidrológico regional
Atividade Agropecuária
Período chuvoso
Issue Date: 2019
Citation: Valadão, Cássia Cortes. O Padrão de início da estação chuvosa no estado de Rondônia continua sendo alterado pelas mudanças no uso e cobertura da Terra?. 2019. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Abstract: A conversão de florestas tropicais intactas para áreas de usos agropecuários tornou-se assunto de interesse, visto as prováveis alterações no ciclo hidrológico regional e global e implicações climáticas. Rondônia possui desenvolvimento econômico atrelado às atividades agropecuárias, que demandam grandes extensões de terras e geram pressões sobre áreas florestadas. Um estudo realizado em 2011 em Rondônia evidenciou que de 1961 a 2008 o padrão de início da estação chuvosa foi alterado, com um atraso médio de 11 dias no início da estação chuvosa na região. A presente pesquisa tem por objetivo analisar se o padrão de início da estação chuvosa no estado de Rondônia continua sendo alterado pelas mudanças do uso e cobertura da terra. Foram utilizados dados diários de chuva obtidos entre os anos de 2008 a 2018 em 29 estações pluviométricas da Rede hidrometeorológica Nacional, coordenada pela Agência Nacional de Água (ANA), dispostas no estado, e de acordo com análises realizadas alterações nesse quantitativo. Foram aplicados testes de tendência paramétricos e não paramétricos nas séries temporais de 15 estações pluviométricas dispostas no estado para comparação dos resultados. A chuva média anual registrada no período de estudo foi de 2.016,55 mm, com maiores índices ao extremo norte, leste e sudeste do estado, e menores a oeste e sudoeste. Quase metade da quantidade média anual de chuva (45,8%) registrada foi entre os meses de dezembro, janeiro e fevererio (DJF), pico do período chuvoso ao sul da bacia Amazônia. A data média de início da estação chuvosa, definida por dois critérios, em Rondônia apresentou gradiente noroeste sudeste, com início em meados de setembro a noroeste do estado e em novembro a sudeste desse. Não foram observadas tendências significativas da data média de início da estação chuvosa em 14 das 15 estações pluviométricas analisadas em Rondônia entre os anos de 2008 e 2018, entretanto, ao avaliar a significância dos valores médios previstos (por meio de regressão linear), pelo estudo realizado em 2011, e os observados no estado no mesmo período, não foram encontradas diferenças significativas em três das estações pluviométricas analisadas, sugerindo que o padrão de início da estação chuvosa na região continua apresentando alteração com as mudanças no uso e cobertura da terra. Os resultados apontados pelo presente estudo podem complementar estudos de modelagem atmosférica para previsões de cenários, haja vista os inúmeros processos interativos e dificuldades na obtenção de séries históricas de dados, ou serem utilizados para implementação de políticas públicas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas na região.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2951
Appears in Collections:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final.Cássia.pdfCássia Cortes Valadão1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.