Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJovano, Rudson Carlos da Silva-
dc.contributor.authorRibeiro, Emerson da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-31T18:27:30Z-
dc.date.available2020-03-31T18:27:30Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.citationJOVANO, Rudson Carlos da Silva; RIBEIRO, Emerson da Silva. A eficácia dos recursos lúdicos na educação matemática de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. IN Semana da Matemática – SEMAT, 19.,2019; Pratas da casa: da graduação à carreira profissional. Ji-Paraná. Anais […]. Ji-Paraná: UNIR, 2019.pt_BR
dc.identifier.isbn9788577640348-
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2952-
dc.descriptionArtigo apresentado na XIX semana da Matemática, como parte dos requisitos para Conclusão do Curso em Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractO presente estudo possui como temática central a questão do lúdico enquanto ferramenta facilitadora da aprendizagem matemática, se propondo a refletir sobre como os recursos lúdicos, em especial os jogos, contribuem para uma melhor aprendizagem matemática das crianças que se encontram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, incluindo refletir sobre as metodologias a serem adotadas no ensino-aprendizagem de Matemática nessa etapa da Educação Básica. Assim, o principal objetivo deste é discutir a eficácia do lúdico a partir da socialização de uma experiência com jogo em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino. Tal objetivo formulou-se a partir da problemática: Como os jogos matemáticos podem contribuir com a educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Buscando uma resposta ao problema apresentado, este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, bem como a pesquisa de campo, uma vez que a principal parte desse estudo se desenvolveu em uma sala de aula. Assim sendo, para a elaboração utilizou-se como base as literaturas de alguns autores sobre a temática aqui abordada, como, por exemplo, Alves (2016), Peixoto e Lima (2017) e Silva (2004). Diante das situações vivenciadas, acredita-se que a experiência, enquanto uma metodologia diferenciada, fez com que a aula, no dia da utilização do jogo, fosse bem aceita, pois foi sequencial ao que estava sendo trabalhado pela professora no componente curricular de Matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-03-31T18:27:30Z No. of bitstreams: 2 Rudson Carlos da Silva Jovano.pdf: 260945 bytes, checksum: a79345f5f3c660feceae0f4efc5e8c8f (MD5) ATA de aprovação Rudson Carlos da Silva Jovano.pdf: 442095 bytes, checksum: 9554f3c632efc838c14575e259b79bf0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-31T18:27:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Rudson Carlos da Silva Jovano.pdf: 260945 bytes, checksum: a79345f5f3c660feceae0f4efc5e8c8f (MD5) ATA de aprovação Rudson Carlos da Silva Jovano.pdf: 442095 bytes, checksum: 9554f3c632efc838c14575e259b79bf0 (MD5) Previous issue date: 2019-10en
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_BR
dc.subjectDidática da matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Lúdicapt_BR
dc.titleA eficácia dos recursos lúdicos na educação matemática de alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:DME/JP. Artigos de Periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rudson Carlos da Silva Jovano.pdfArtigo Rudson Carlos da Silva Jovano254,83 kBAdobe PDFView/Open
ATA de aprovação Rudson Carlos da Silva Jovano.pdfATA de aprovação Rudson Carlos da Silva Jovano431,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.