Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2958
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Novaes, Vinicius Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-08T14:49:52Z | - |
dc.date.available | 2020-05-08T14:49:52Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | NOVARES, Vinicius Tavares. Animações de eletrostática para a educação de jovens e adultos. 156, f. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física). Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2958 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado, apresentado ao Polo 05 do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física MNPEF, localizado no Campus da UNIR em Ji-Paraná – RO | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância de se desenvolver produtos educacionais para o Ensino de Física e um dos temas mais atuais da educação, com esse intuito optou-se pela aplicação de animações como produto pedagógico, a proposta foi inserida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olga Dellaia, da rede estadual de ensino público, essa estratégia pedagógica é voltada para o âmbito da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e pedagogia de Paulo Freire. Logo, são objetivos desta dissertação mostrar a realidade do ensino nos dias atuais, propondo uma modelagem no ensino de física ao fazer uso de animações como um recurso didático. A animação é um recurso audiovisual produzido para atingir objetivos específicos de aprendizagem, sendo muito usadas na educação à atual, com o objetivo de ilustrar, reforçar e complementar o conteúdo lecionado. Ao construir tais produtos educacionais, é necessário considera criticamente que a animação, apresente o conteúdo programado e organizado para que tenha ênfase na tarefa de transmitir, sendo que é verdade que uma boa animação pode comunicar melhor, já que, ela pode ser vista repetidamente, indo e voltando, sempre que quiser, ou seja, pode pausar, pular. Neste sentido, a elaboração desse produto educacional para determinadas turmas do 3 ano do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Olga Dellaia, se deu com uma metodologia de ensino que insere o aluno no mundo tecnológico adotando-se a aprendizagem por “observação” que, portanto, faz ligação com a aplicação do produto educacional das cinco animações sobre “O Alvorecer da Eletricidade”, “Do Modelo Atômico Grego ao de Rutherford”, “Introdução a eletrostática”, “Força Elétrica Lei de Coulomb” e “Campo Elétrico Completo”. Assim, no processo de aplicação do produto educacional, teve-se como objetivo exibir animações sobre os tópicos citados acima e logo após aplicar um questionário objetivo concernente ao conteúdo nelas presentes. Após o questionário objetivo foi anexado um formulário de opinião sobre a aplicação do produto educacional na qual pode ser observado diversas opiniões dos participantes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-05-08T14:48:09Z No. of bitstreams: 1 VINÍCIUS TAVARES NOVAES.pdf: 10579952 bytes, checksum: 846c895480d626197e35d4e4b5251334 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-05-08T14:49:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VINÍCIUS TAVARES NOVAES.pdf: 10579952 bytes, checksum: 846c895480d626197e35d4e4b5251334 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2020-05-08T14:49:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VINÍCIUS TAVARES NOVAES.pdf: 10579952 bytes, checksum: 846c895480d626197e35d4e4b5251334 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-05-08T14:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VINÍCIUS TAVARES NOVAES.pdf: 10579952 bytes, checksum: 846c895480d626197e35d4e4b5251334 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.subject | Animações pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Teoria da Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | David Ausubel (1918-2008) | pt_BR |
dc.subject | Recurso Audiovisual | pt_BR |
dc.title | Animações de eletrostática para a educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VINÍCIUS TAVARES NOVAES.pdf | VINÍCIUS TAVARES NOVAES | 10,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.