Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2959
Título: Identidade e memória na poética de Conceição Evaristo: tecendo a representação da figura feminina
Autor(es): Costa, Jailene Santos da
Palavras-chave: Conceição Evaristo
Identidade
Memória
Mulher
Poesia
Data do documento: Dez-2019
Citação: COSTA, J. S. da. Identidade e memória na poética de Conceição Evaristo: tecendo a representação da figura feminina. 2019. 91f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Nesta dissertação estudamos a obra Poemas de recordação e outros movimentos da escritora Conceição Evaristo, o objetivo principal é investigarmos como a poetisa Evaristo articula a identidade feminina por meio da memória, para então, percebermos as articulações entre texto e contexto com que a mulher é apresentada, na poesia e na sociedade. Temos como propósito investigativo relacionar a representação feminina, presente nos poemas, ao contexto sóciohistórico brasileiro para, a partir deste reconhecimento do entrelaçamento dos sujeitos líricos com o contexto histórico, delinear a identidade feminina que se encontra constituída na produção poética, selecionada, de Conceição Evaristo. Esta identificação, desencadeada pelo recurso da rememoração, contribui para que vozes subjulgadas se façam ouvir e revelem um passado relegado à mulher, a qual, sempre está em busca de sua transformação nas bases socioculturais e literárias.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários.Orientador(a): Profa. Dra. Iza Reis Gomes Ortiz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2959
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_0365137_1Dissertacao_pos_defesa__Jailene_2019.pdfDissertação_Jailene794,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.