Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2960
Título: Rap e violência em capão pecado, de Ferréz
Autor(es): Cunha, Rafael Rodrigues da
Palavras-chave: Capão pecado
Rap
Violência
Data do documento: 2019
Citação: CUNHA, R. R. da. Rap e violência em capão pecado, de Ferréz. 2019. 69f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o romance Capão pecado publicado em 2000 de Ferréz, verificando aspectos textuais que relacionam rap, violência e luta de classes como elementos formadores da estética e da literatura marginal praticada pelo autor na referida obra. Trilhamos um caminho que interliga o universo do rap e as faces da violência que Capão pecado possui em seu enredo, buscando constatar que a proposta desenvolvida por Antonio Candido em Literatura e sociedade (1985) sobre a literatura e os aspectos sociais por ela esteticamente engendrados permite um olhar crítico pertinente da obra pesquisada. O espaço da narrativa é o da periferia de uma grande cidade, tal qual o local em que o hip-hop surgiu. O aguçamento sensorial que Capão pecado nos impõe dialoga com letras de rap assim como o enredo da narrativa se configura com cenas de violência cotidiana, seja física, quando um personagem agride outro, ou violência social, quando a narrativa traz a miséria, fome, pobreza em seu plano de fundo. Demonstraremos que Capão Pecado é construído através de imagens de violência das mais distintas formas. Além disso, a obra possui elementos de composição do Rap que se enlaçam para construir a narrativa. Queremos destacar que a violência social de Capão Pecado se traduz nas letras de rap para formar o enredo. Uma de nossas hipóteses é defender a ideia de que a mesma violência social que estrutura as letras de rap faz parte da composição estrutural de Capão Pecado.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários.Orientador(a): Prof. Dr. Vitor Cei Santos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2960
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_0373161_rafael_dissertacao_FINAL.pdfDissertação_Rafael407,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.