Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Rafael Rodrigues da-
dc.date.accessioned2020-05-13T16:50:36Z-
dc.date.available2020-05-13T16:50:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCUNHA, R. R. da. Rap e violência em capão pecado, de Ferréz. 2019. 69f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários(MEL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2960-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários.Orientador(a): Prof. Dr. Vitor Cei Santos.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o romance Capão pecado publicado em 2000 de Ferréz, verificando aspectos textuais que relacionam rap, violência e luta de classes como elementos formadores da estética e da literatura marginal praticada pelo autor na referida obra. Trilhamos um caminho que interliga o universo do rap e as faces da violência que Capão pecado possui em seu enredo, buscando constatar que a proposta desenvolvida por Antonio Candido em Literatura e sociedade (1985) sobre a literatura e os aspectos sociais por ela esteticamente engendrados permite um olhar crítico pertinente da obra pesquisada. O espaço da narrativa é o da periferia de uma grande cidade, tal qual o local em que o hip-hop surgiu. O aguçamento sensorial que Capão pecado nos impõe dialoga com letras de rap assim como o enredo da narrativa se configura com cenas de violência cotidiana, seja física, quando um personagem agride outro, ou violência social, quando a narrativa traz a miséria, fome, pobreza em seu plano de fundo. Demonstraremos que Capão Pecado é construído através de imagens de violência das mais distintas formas. Além disso, a obra possui elementos de composição do Rap que se enlaçam para construir a narrativa. Queremos destacar que a violência social de Capão Pecado se traduz nas letras de rap para formar o enredo. Uma de nossas hipóteses é defender a ideia de que a mesma violência social que estrutura as letras de rap faz parte da composição estrutural de Capão Pecado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-05-11T17:38:57Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_0373161_rafael_dissertacao_FINAL.pdf: 417704 bytes, checksum: 752e17ace571956675a110f1bd0e921a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-05-13T16:50:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_0373161_rafael_dissertacao_FINAL.pdf: 417704 bytes, checksum: 752e17ace571956675a110f1bd0e921a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-13T16:50:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_0373161_rafael_dissertacao_FINAL.pdf: 417704 bytes, checksum: 752e17ace571956675a110f1bd0e921a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCapão pecadopt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleRap e violência em capão pecado, de Ferrézpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_0373161_rafael_dissertacao_FINAL.pdfDissertação_Rafael407,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.