Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2965
Título: Diversidade de Mosquitos (Diptera: Culicidae) em Três Unidades de Conservação do Estado de Rondônia
Autor(es): Silva, Lucas Rosendo da.
Palavras-chave: Períodos Estacionais
Armadilha CDC
Luz LED-UV
Estrato Florestal
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, L. R. da. Diversidade de Mosquitos (Diptera: Culicidae) em Três Unidades de Conservação do Estado de Rondônia. 2019. 129f. Dissertação (Mestrado em Biologia Experimental) - Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Os insetos são importantes componentes da fauna, sua diversidade de espécies se dá devido à ampla distribuição geográfica e pelos diferentes habitats que ocupam. No estado de Rondônia foram realizados estudos prévios com culicídeos em áreas de florestas, sendo compiladas 88 espécies de mosquitos distribuídas nas duas subfamílias Culicinae e Anophelinae. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivos comparar a riqueza e abundância de mosquitos, estimar a diversidade da fauna de mosquitos e determinar variações faunísticas em função das técnicas de captura, estratos florestais e estações do ano (chuvosa e seca). As capturas ocorreram em três Unidades de Conservação (UCs): Floresta Nacional do Jamari (FLONA do Jamari); Reserva Biológica do Jaru (REBIO Jaru) e Parque Estadual de Guajará-Mirim (PEGM). Foram realizadas amostragens duas vezes ao ano, sendo a primeira na estação chuvosa e a segunda na estação seca. As capturas de mosquitos tiveram duração de cinco dias. Foram utilizadas armadilhas do tipo CDC com luz incandescente (CDC), tubo fluorescente ultravioleta (CDC UV) e luz LED ultravioleta (CDC UV-LED) instaladas em diferentes estratos florestais (copa e solo). Foi também utilizada a armadilha do tipo Shannon com luz UV, empregada uma vez a cada excursão e local, durante três horas (18:00-21:00). Ao todo, foram coletados 309 indivíduos, identificados em 16 espécies e oito gêneros de culicídeos. Para saber se a quantidade de coletas foi suficiente em função das espécies coletadas, foi elaborada uma curva de completude amostral das espécies em relação as técnicas, estratos e período estacional. Na reserva PEGM foram coletadas 13 espécies, distribuídas em seis gêneros. Na REBIO Jaru foram coletadas 10 espécies pertencentes a cinco gêneros e na FLONA do Jamari, oito espécies distribuídas em seis gêneros. As espécies Anopheles oswaldoi e Aedes fulvus foram as que apresentaram maior abundância nas áreas estudadas e o PEGM teve a maior riqueza de espécies e diversidade (Índice de Shannon e Simpson) em relação às demais UCs. Levantamentos faunísticos de Culicidae na região amazônica relatam um maior número de espécies, comparando-se ao presente estudo, porém outras técnicas de captura além de CDC e Shannon foram utilizadas. A maior quantidade de mosquitos foi coletada pela técnica de CDC. Armadilhas situadas a nível de copa obtiveram maior riqueza de espécies de mosquitos, porém a maior abundância observada foi em solo. A maior diversidade foi encontrada no período seco, mas estudos futuros devem considerar os períodos de transição para poder compreender o padrão de ocorrência de algumas espécies de Culicidae. Verificou-se que algumas espécies, como por exemplo, Aedes scapularis, podem ser usadas como bioindicadores do estado de preservação das UCs. Desta forma, o presente estudo contribui para o conhecimento da biodiversidade de mosquitos no estado de Rondônia, através das coletas realizadas nestas três Unidade de Conservação.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Programa de Pós-Graduação em Biologia Experimental (PGBIOEXP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Biologia Experimental. Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre de Almeida e Silva.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2965
Aparece nas coleções:Mestrado em Biologia Experimental (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_SilvaLR_2019.pdf8,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.