Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2966
Título: Pós-Colonialismo na literatura sobre a Amazônia: Uma Análise da Obra Um Velho Lia Romances de Amor, de Luis Sepúlveda
Autor(es): RITZEL, Lusilene Mariano de Sá
Palavras-chave: Pós-colonialismo
Amazônia equatoriana
Romance Latino-Americano
Representações
Data do documento: 2017
Citação: RITZEL, L. M. de S. Pós-Colonialismo na literatura sobre a Amazônia: Uma Análise da Obra Um Velho Lia Romances de Amor, de Luis Sepúlveda. 2017. 78f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: Nesta pesquisa analisamos o romance latino-americano Um velho que lia romances de amor (1998), do escritor chileno, Luis Sepúlveda, visando compreender os discursos sociais que circulam na obra e como as personagens são representadas simbolicamente. O presente estudo buscou promover diálogos entre literatura e os estudos pós-coloniais, contextualizando a representação do nativo e do estrangeiro a partir do viés pós-colonial, fundamentados por Alfredo Bosi (1992), Aníbal Quijano (2005), Frantz Fanon (2005, 2008), Aimé Césaire (1978) e Alberto Memmi (2007). Os aportes teórico-metodológicos utilizados permitem, sobretudo, reflexões sobre identidade, cultura, alteridade, subjetividade, subalternidade, colonialismo e pós-colonialismo. Como resultados, identificamos que a representação das personagens em Um velho que lia romances de amor revelou a Amazônia equatoriana como sendo um espaço de conhecimentos múltiplos e culturas hibridas. Contudo, a visão pós-colonialista se reflete na composição da personagem central – o velho, pela busca da reflexão sobre si mesmo e conhecimento de outros.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (MEL), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Estudos Literários. Orientador(a): Prof. Dr. Hélio Rodrigues da Rocha.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2966
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PÓS-COLONIALISMO NA LITERATURA SOBRE A AMAZONIA..pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.