Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2969
Título: Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros: um olhar para as mulheres jovens do campo
Autor(es): Cleuzeni Rodrigues dos, Santos
Palavras-chave: Agricultura Familiar
Educação no campo
Qualificação profissional
Formação de jovens
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Cleuzeni Rodrigues dos. onsórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros: Um olhar para as mulheres jovens do campo. Orientador: Isaura Isabel Conte. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2019.
Resumo: Este trabalho possui como tema o Consórcio Social da Juventude Rural Rita Quadros, ofertado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Ji-Paraná/ RO, entre 2005 e 2006, visando atender jovens da agricultura familiar, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares e suas Federações e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Esse Consórcio, em um primeiro momento ocorreu em 15 estados brasileiros formando mais de 1000 jovens rurais. Visava a formação extra-escolar com o objetivo de qualificação pessoal e profissional com foco na agricultura familiar e na luta sindical. A pesquisa tem como objetivo principal saber de jovens mulheres participantes do curso os efeitos que o curso de Ji-Paraná/RO teve em suas vidas, bem como dar a conhecer os desafios enfrentados por elas nos espaços por muitos anos ocupados somente por homens. Busca-se também evidenciar o entendimento dos sujeitos da pesquisa sobre as dificuldades e/ou conquistas que as mulheres obtiverem em decorrência das discussões ocorridas no curso e na sua trajetória sindical. No estado de Rondônia o CSJR teve duas edições ou etapas, sendo a primeira em 2005/2006 e a segunda em 2006/2007 sendo que a primeira, que o foco desta pesquisa foi realizada nos municípios de Cacoal e Ministro Andreazza, atendendo demandas de quatro municípios: Cacoal, Ji-Paraná, Ministro Andreazza e Presidente Médici, com a presença de 57 jovens – sendo 28 mulheres e 29 homens. Metodologicamente nos baseamos em pesquisa qualitativa, do tipo ex-post-fato contando também com elementos da própria participação no curso e utilizamos como técnica de pesquisa entrevistas com questionário estruturado com as três jovens e com cinco dirigentes sindicais, sendo que em alguns casos devido a distância e por questões de agenda três desses dirigentes responderam somente questionário via e-mail e/ou aplicativos de mensagem. Como aspectos relevantes podemos destacar que as mulheres, por muitos anos não tinham um espaço consolidado na luta sindical, tampouco as jovens; as mulheres dirigentes encontraram dificuldades ao adentrarem em espaços públicos e de política, considerando a sociedade patriarcal e também o conflito geracional. A luta sindical por paridade nos espaços da direção é constante na Contag e só tem avançado, principalmente, por força das mulheres e seus coletivos organizados. A juventude por sua vez, possui desafios para se colocar também em espaços políticos da luta e o Consórcio da Juventude Rural foi um programa importante, embora pontual, no sentido de fomentar e fortalecer o protagonismo jovem. Ao que demonstra a pesquisa, as jovens tiveram um grande avanço com a participação no curso, tanto é que buscaram por espaços profissionais e, mais que isso, espaços de reconhecimento político.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, Departamento de Ciências Humanas e Sociais, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, sob orientação da professora Drª Isaura Isabel Conte.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2969
Aparece nas coleções:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleuzeni Rodrigues dos Santos.pdfCleuzeni Rodrigues dos Santos1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.