Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2988
Title: Comportamento ingestivo de bovinos girolando manejados em diferentes situações de pastejo em Porto velho, Rondônia
Authors: Souza, Elaine Coimbra de
Keywords: Óleo de soja
Sistemas integrados
Bovinocultura leiteira
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, E. C. de. Comportamento ingestivo de bovinos girolando manejados em diferentes situações de pastejo em Porto velho, Rondônia. 47f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Porto Velho, 2019.
Abstract: Objetivou-se com esse estudo avaliar o comportamento ingestivo de vacas lactantes e novilhas Girolando manejadas em diferentes situações de pastejo em Porto Velho, Rondônia. Para tanto, utilizou-se dados de dois experimentos realizados na Embrapa Rondônia. No primeiro experimento, conduziu-se um ensaio em delineamento crossover 2x2 com dois períodos e dois sistemas: integração Lavoura-Pecuária (iLP) e Floresta (iLPF), utilizando oito novilhas 3 /4 Holandês x 1 /4 Gir. Cada período compreendeu 10 dias de adaptação, seguidos de 20 dias para coleta de dados, totalizando 60 dias de experimento. As novilhas foram mantidas em pastejo de capim-xaraés (Brachiaria brizantha cv. Xaraés) manejada em lotação intermitente. O sistema iLPF era sombreado por árvores de eucalipto plantadas em renques, permitindo 65% de cobertura de copa. No segundo experimento, realizou-se um ensaio com oito vacas 1 ⁄2 e 3 /4 Holandês x Gir lactantes mantidas em pastagem de capim-marandu (Brachiaria brizantha cv. Marandu) manejada em lotação intermitente. Utilizou-se o delineamento crossover 2x2 com dois períodos e dois tratamentos: CTL – controle = suplementação com ração sem a inclusão de óleo de soja (n=4) e OS – óleo de soja = suplementação com ração contendo 7% de óleo de soja (na matéria seca) (n=4). Cada período compreendeu 10 dias para adaptação, seguidos de 10 dias para coleta de dados, totalizando 40 dias de experimento. Em ambos os experimentos, os parâmetros de comportamento ingestivo foram obtidos pela avaliação de dados bioacústicos coletados com gravadores de áudio durante 48h. A análise estatística dos dados em ambos os experimentos foi realizada pelo procedimento Mixed do SAS e as médias comparadas pelo teste de Tukey-Kramer a 5% de significância. No primeiro experimento os padrões de comportamento ingestivo das novilhas variaram de acordo com as características estruturais da pastagem, com maior (P<0,05) taxa de bocado e total de bocados diário e menor (P<0,05) massa de bocado no sistema iLPF em relação ao iLP. No segundo experimento não foi observada diferença (P<0,05) entre os tratamentos (CTL vs. OS) considerando as variáveis de comportamento ingestivo. Novilhas mantidas em pastagem sombreada realizam alterações no comportamento ingestivo. A suplementação com 7% de óleo de soja não modifica os padrões de comportamento ingestivo de vacas lactantes pastejando capim-marandu.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientadora: Dra. Ana Karina Dias Salman Coorientador: Dr. Pedro Gomes da Cruz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2988
Appears in Collections:PGDRA/PVH - Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine_Coimbra_Dissertacao_2017_2019.pdfArquivo principal1,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.