Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2998
Title: Padrões espacias e temporais de mamíferos terrestres de médio e grande porte na estação ecológica do cuniã: efeitos de variaveis ambientais em meso – escala
Authors: Nascimento, Sheliane Santos do
Keywords: Mamíferos
Variáveis ambientais
Armadilha Fotográfica
Amazônia
Issue Date: 2019
Citation: NASCIMENTO,S. S. do.Padrões espacias e temporais de mamíferos terrestres de médio e grande porte na estação ecológica do cuniã: efeitos de variaveis ambientais em meso – escala. 61f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Porto Velho, 2019.
Abstract: Atualmente a região amazônica sofre com acelerado crescimento de ocupação do território que ocasiona a degradação dos recursos florestais. A Estação Ecológica do Cuniã, localizada na região do Interflúvio Purus-Madeira no Estado de Rondônia, foi criada com o intuito de proteger a biodiversidade local, entretanto atualmente encontra-se ameaçada devido o desmatamento crescente na região. Os mamíferos de médio de grande porte são considerados bons indicadores de preservação ambiental, tendo em vista que estes rapidamente sofrem alteração de populações em consequência da degradação ambiental. Atualmente pouco se sabe de que forma estes se distribuem no gradiente ambiental e quais são as variáveis que influenciam na ecologia dos mesmos. Desta forma esta pesquisa teve como objetivo detectar padrões espaciais e temporais e efeitos de variáveis ambientais nas assembleias de mamíferos de médio e grande porte na ESEC-Cuniã, além de estabelecer marco zero de amostragem para as espécies deste grupo, utilizando o método de armadilhamento fotográfico. O projeto utilizou os módulos de amostragem seguindo as diretrizes do PPBIo, onde foram estudadas 30 parcelas terrestres amostradas no período de águas baixas e águas altas entres os anos de 2018 e 2019. A dimensionalidade das assembleias da mastofauna registradas em cada parcela foram reduzidas por escalonamento multidimensional não-métrico, MDS. Regressões múltiplas foram aplicadas para testar os efeitos das variáveis ambientais sobre a distribuição espacial da Mastofauna. Foram coletados 204 registros de mamíferos de médio e grande porte, distribuídos em 07 ordens, 13 famílias, 19 gêneros e 20 espécies. Houve maior abundância de registros no período de águas altas, com 120 registros (58,8%) das fotos e vídeos capturados em comparação com o período de águas baixas que apresentou apenas 84 registros (41,2%). A ordem que apresentou maior abundância foi Rodentia com 72 registros (35.2%) e a ordem Carnivora apresentou maior riqueza com 09 espécies registradas. O modelo RLM explicou 68,81% da variação espacial da mastofauna, sendo este positivamente relacionado a concentração de fósforo (t=2,355; p=0,029) , palmeiras (t=2,230; P= 0,037) e DVR (t=1,475; P=0,156) e árvores e negativamente a silte (t= -1,994; P=0.060) e liteira (t=-2.078; P=0.051), indicando interações entre carnívoros e herbívoros ao longo de gradientes argiloso e siltosos, além da variabilidade da biomassa (quantitativa e qualitativa) na disponibilidade de recursos e condições na floresta de terra firme da ESEC Cuniã. O grande número de registros de espécies ameaçadas de extinção, incluindo a guilda dos felinos, ressalta a necessidade da preservação ambiental da Estação ecológica do Cuniã.
Description: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação: Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) como requisito final para a obtenção do título de Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador: Prof. Dr. Ângelo Gilberto Manzatto.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2998
Appears in Collections:PGDRA/PVH - Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sheliane_Santos_Dissertacao_2017_2019.pdfArquivo principal4,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.