Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2999
Title: IGUA - Índice de Gestão Ambiental da Qualidade da Água: proposta de um índice para a avaliação da qualidade da água captada utilizada no abastecimento em Porto Velho
Authors: Borges, Kleber Lúcio
Keywords: Gestão ambiental
Modelo FMPEIR
Recursos hídricos
Qualidade da água
Abastecimento público
Issue Date: 2019
Citation: BORGES, K. L. IGUA - Índice de Gestão Ambiental da Qualidade da Água: proposta de um índice para a avaliação da qualidade da água captada utilizada no abastecimento em Porto Velho. 2019. 138 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho foi construir o IGUA – Índice de Gestão Ambiental da Qualidade da Água que visa avaliar a qualidade da água captada para o abastecimento público. Com base na estrutura conceitual FMPEIR, o IGUA utiliza 14 indicadores de gestão ambiental, diferentemente dos índices de qualidade da água amplamente utilizados na literatura, que utilizam análises da água. A hipótese verificada foi que o IGUA permite além da avaliação da qualidade da água do cenário atual, realizar também projeções de cenários futuros para a verificar as consequências na qualidade da água das ações de respostas e/ou características do cenário projetado. Após a construção do IGUA, foi realizada a sua aplicação no estudo de caso em Porto Velho/RO, pois, a cidade sempre foi precária em termos saneamento e necessita ampliar a sua oferta de abastecimento público. Para isso, quanto melhor a qualidade da água captada, menor a tecnologia exigida para o seu tratamento e menor o seu custo de implantação. Os resultados obtidos demonstraram que o IGUA calculado para o Rio Madeira, local da principal captação de água para o abastecimento público de Porto Velho, no cenário atual foi classificado na categoria boa. Nos cenários projetados obteve uma piora no cenário tendencial (passando de boa para ruim), manteve-se na mesma categoria no cenário de manejo e obteve uma melhora no cenário de conservação (passando de boa para excelente). Com isso, pode-se estimar que, com a piora da qualidade da água no cenário tendencial, haveria um custo de 33% a mais para a implantação da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) necessária para a universalização do abastecimento de água em Porto Velho. Assim, a hipótese da pesquisa foi confirmada e concluiu-se que o IGUA pode ser aplicado em outros casos, por permitir adaptações no seu cálculo alterando os pesos dos indicadores, tornando-se mais uma ferramenta alternativa para o auxílio no planejamento e tomada de decisões.
Description: Tese de Doutorado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) como requisito para obtenção do Título de Doutor em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Orientador(a): Prof. Dr. Dorisvalder Dias Nunes.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/2999
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Tese)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kleber_Lucio_Borges_Tese_2015_2019.pdfArquivo principal2,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.