Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3004
Título: Nas asas do conhecimento: o letramento crítico através dos riscos e rabiscos em contexto prisional
Autor(es): Pereira, Rosane Serra
Palavras-chave: Letramento crítico
Ressocialização
Ressignificação
Sistema prisional
Data do documento: 2019
Citação: PEREIRA, R. S. Nas asas do conhecimento: o letramento crítico através dos riscos e rabiscos em contexto prisional. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras, 2019.
Resumo: A cultura de um país é algo marcante e envolve fatores que permeiam o campo filosófico, sociológico, antropológico, linguístico e da comunicação. Mudá-lo não é uma tarefa fácil, principalmente quando se faz alusão a comunidade prisional brasileira, cheias de conflitos diários. O uso do letramento crítico como prática transformadora, no falar da ressignificação como um meio de mudança nos aspectos sociais e individuais tornou-se a mola propulsora desta pesquisa que nasceu do interesse em averiguar sobre a ressignificação promovida através da leitura e do ato de resenhar a história lida. Optamos pela pesquisa-ação de natureza qualitativa etnográfica com a utilização de questionários e rodas de conversa, buscando sustentar nossos argumentos. Os sujeitos do presente estudo foram os detentos do sistema prisional do município de Porto Velho. O universo quantitativo pretendido foi composto por 12 (doze) alunos. As contribuições teóricas sobre o letramento crítico foram baseadas em Soares (2004, 2012); Street (1995); Moita Lopes (2006); Elliot (1997); Freire (1970, 1989); Monte Mor (2007); Kumaradivelu (2006). O estudo apontou para o fato de que a ressignificação, por meio da leitura, permitiu ao apenado compreender não somente a si mesmo, mas ao mundo que o envolve, sobretudo quando esse recurso pudesse transformá-lo.
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação Mestrado Acadêmico em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Letras. Orientador(a): Prof.ª Dr.ª Odete Burgeile.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3004
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao_para_biblioteca_rosane_serra.pdf-MEL.pdfArquivo principal2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.