Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSiva, Rwrsilany-
dc.date.accessioned2020-07-05T19:34:23Z-
dc.date.available2020-07-05T19:34:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSIVA,R. Atributos de Aprendizagem para Liderar a Contabilidade como uma Competência Essencial da Organização. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3009-
dc.descriptionDissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. José Moreira da Silva Netopt_BR
dc.description.abstractConsiderando a premissa da demanda permanente das organizações por profissionais capazes de responder aos complexos desafios organizacionais, faz-se imprescindível a identificação do papel da liderança na contabilidade, visando construir uma nova identidade do contador como um líder dotado de competências profissionais, base curricular ampla, habilidades de liderança e responsabilidade social, sobretudo a partir de um perfil que transcende as características funcionais e técnicas relacionadas à atividade contábil, contemplando os aspectos humano, espiritual e social. Deste modo, este trabalho buscou evidenciar o conjunto de atributos de aprendizagem para o líder da contabilidade, em consonância com a competência essencial necessária na organização para lidar com os desafios do futuro emergente. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo apresenta como concepção filosófica a pragmática. Para construir a base lógica da investigação adotará a lógica dedutiva. Quanto à sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como pesquisa aplicada. Quanto à abordagem do problema, trata-se de métodos mistos com estratégia incorporada concomitante e, em relação a sua finalidade, descritiva. Quanto ao procedimento de investigação, trata-se de estudo de campo. A pesquisa foi aplicada aos docentes e discentes de uma instituição de ensino superior. Para a interpretação de dados foram utilizados recursos tecnológicos como softwares específicos, sendo analisados por estatística descritiva e testes estatísticos. Como resultado, foi desenvolvido e validada a confiabilidade do instrumento de pesquisa, sendo o Alfa de Cronbach considerado excelente. Ao evidenciar a complexidade e o nível de demanda das organizações e suas competências essenciais, esta pesquisa logrou êxito em relacionar esse perfil do líder contábil às expectativas de respostas que o mercado demanda. Ao comparar as medidas das médias das amplitudes de resposta pelo teste t-Student em relação à percepção dos discentes e docentes, observou-se diferença estatisticamente significante (p<0,05) nos três constructos. Observou-se também que os acadêmicos da UNIR recebem estímulos para compreender adequadamente a importância dos contadores líderes no cenário estratégico da organização, de forma que, caso pratiquem essa visão nas suas funções profissionais e na continuidade da sua formação curricular, serão líderes de sucesso e provocarão a mudança do perfil do novo líder da contabilidade. Conclui-se que o líder da contabilidade deve reunir os seguintes comportamentos: escutar ativamente sua equipe e a si próprio, autoconhecimento, resgatar velhos hábitos para suspender julgamentos, implementar o novo, implantar projetos, delegar missões aos liderados, promover a autoconfiança, dar feedback, participação ativa na tomada de decisão, como também registrar fatos contábeis, com informações relevantes, fidedignas, compreensíveis e tempestivas, elaborar relatórios contábeis sobre todas as atividades da organização, demonstrar as mutações contábeis da organização e se pautar por regras de conduta moral. Em relação às pesquisas futuras, recomenda-se a aplicação do questionário a uma amostra significativa para que o resultado seja generalizado, bem como que seja feita uma análise fatorial.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-07-05T12:40:51Z No. of bitstreams: 1 Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdf: 3084086 bytes, checksum: b6e401f2d2a847561bcb9f0bd6995b47 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-07-05T19:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdf: 3084086 bytes, checksum: b6e401f2d2a847561bcb9f0bd6995b47 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-05T19:34:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdf: 3084086 bytes, checksum: b6e401f2d2a847561bcb9f0bd6995b47 (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtributos de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLíder da Contabilidadept_BR
dc.subjectTeoria Upt_BR
dc.subjectLiderança Situacionalpt_BR
dc.subjectProcesso Contábilpt_BR
dc.titleAtributos de Aprendizagem para Liderar a Contabilidade como uma Competência Essencial da Organizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdfArquivo Principal3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.