Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3009
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Siva, Rwrsilany | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-05T19:34:23Z | - |
dc.date.available | 2020-07-05T19:34:23Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SIVA,R. Atributos de Aprendizagem para Liderar a Contabilidade como uma Competência Essencial da Organização. 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3009 | - |
dc.description | Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a premissa da demanda permanente das organizações por profissionais capazes de responder aos complexos desafios organizacionais, faz-se imprescindível a identificação do papel da liderança na contabilidade, visando construir uma nova identidade do contador como um líder dotado de competências profissionais, base curricular ampla, habilidades de liderança e responsabilidade social, sobretudo a partir de um perfil que transcende as características funcionais e técnicas relacionadas à atividade contábil, contemplando os aspectos humano, espiritual e social. Deste modo, este trabalho buscou evidenciar o conjunto de atributos de aprendizagem para o líder da contabilidade, em consonância com a competência essencial necessária na organização para lidar com os desafios do futuro emergente. Quanto ao aspecto metodológico, este estudo apresenta como concepção filosófica a pragmática. Para construir a base lógica da investigação adotará a lógica dedutiva. Quanto à sua natureza, esta pesquisa se caracteriza como pesquisa aplicada. Quanto à abordagem do problema, trata-se de métodos mistos com estratégia incorporada concomitante e, em relação a sua finalidade, descritiva. Quanto ao procedimento de investigação, trata-se de estudo de campo. A pesquisa foi aplicada aos docentes e discentes de uma instituição de ensino superior. Para a interpretação de dados foram utilizados recursos tecnológicos como softwares específicos, sendo analisados por estatística descritiva e testes estatísticos. Como resultado, foi desenvolvido e validada a confiabilidade do instrumento de pesquisa, sendo o Alfa de Cronbach considerado excelente. Ao evidenciar a complexidade e o nível de demanda das organizações e suas competências essenciais, esta pesquisa logrou êxito em relacionar esse perfil do líder contábil às expectativas de respostas que o mercado demanda. Ao comparar as medidas das médias das amplitudes de resposta pelo teste t-Student em relação à percepção dos discentes e docentes, observou-se diferença estatisticamente significante (p<0,05) nos três constructos. Observou-se também que os acadêmicos da UNIR recebem estímulos para compreender adequadamente a importância dos contadores líderes no cenário estratégico da organização, de forma que, caso pratiquem essa visão nas suas funções profissionais e na continuidade da sua formação curricular, serão líderes de sucesso e provocarão a mudança do perfil do novo líder da contabilidade. Conclui-se que o líder da contabilidade deve reunir os seguintes comportamentos: escutar ativamente sua equipe e a si próprio, autoconhecimento, resgatar velhos hábitos para suspender julgamentos, implementar o novo, implantar projetos, delegar missões aos liderados, promover a autoconfiança, dar feedback, participação ativa na tomada de decisão, como também registrar fatos contábeis, com informações relevantes, fidedignas, compreensíveis e tempestivas, elaborar relatórios contábeis sobre todas as atividades da organização, demonstrar as mutações contábeis da organização e se pautar por regras de conduta moral. Em relação às pesquisas futuras, recomenda-se a aplicação do questionário a uma amostra significativa para que o resultado seja generalizado, bem como que seja feita uma análise fatorial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-07-05T12:40:51Z No. of bitstreams: 1 Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdf: 3084086 bytes, checksum: b6e401f2d2a847561bcb9f0bd6995b47 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-07-05T19:34:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdf: 3084086 bytes, checksum: b6e401f2d2a847561bcb9f0bd6995b47 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-07-05T19:34:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdf: 3084086 bytes, checksum: b6e401f2d2a847561bcb9f0bd6995b47 (MD5) Previous issue date: 2019 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Atributos de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Líder da Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Teoria U | pt_BR |
dc.subject | Liderança Situacional | pt_BR |
dc.subject | Processo Contábil | pt_BR |
dc.title | Atributos de Aprendizagem para Liderar a Contabilidade como uma Competência Essencial da Organização | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Administração (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atributos de aprendizagem do lider da contabilidade - dissertacao.pdf | Arquivo Principal | 3,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.