Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3014
Título: Plantas medicinais na RESEX do Lago do Cuniã: potencialidades à atividade extrativista das comunidades locais
Autor(es): Silva Júnior, Gildázio Pereira da
Palavras-chave: Teoria da Atividade
Plantas medicinais
Unidades de Conservação
Reservas Extrativistas
Sociobiodiversidade
Data do documento: 2019
Citação: SILVA JÚNIOR, G. P. da. Plantas medicinais na RESEX do Lago do Cuniã: potencialidades à atividade extrativista das comunidades locais. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Detentor de uma das maiores biodiversidades do planeta Terra, o Brasil também traz o título de um dos países com as melhores perspectivas para a exploração econômica dessa riqueza natural; com uma estimativa de que 25% das espécies de plantas ocorrem em seu território. Entretanto, o seu uso ainda é uma incógnita em face da carência de conhecimento e de pesquisas que analisem o todo e o saber de suas populações tradicionais. Este estudo se propõe a conhecer o perfil sociocultural dos usuários de plantas medicinais e verificar o seu conhecimento na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, em Porto Velho/RO, a partir do enfoque da Teoria da Atividade. Assim, a proposta é de investigar as potencialidades da utilização de plantas medicinais associadas ao conhecimento tradicional, com base na sociobiodiversidade da Amazônia Brasileira, no contexto de uma reserva extrativista. É uma pesquisa qualitativa descritiva, tendo como ponto inicial o levantamento de dados secundários em periódicos, acerca da utilização de plantas medicinais em seus vários contextos no Sistema Único de Saúde – SUS. Sistema formado por vários órgãos em todas as esferas, com diferentes funções para garantir seu funcionamento e as implicações das políticas públicas correlatas. Trata, também, da conceituação teórica a respeito da biodiversidade, agrobiodiversidade, sociobiodiversidade, a visão das economias verde, ambiental, ecológica e do extrativismo; dentro de suas características em relação à sustentabilidade. Finalmente, em sua contextualização, os estudos trazem as conceituações de unidades de conservação e de uma de suas categorias: a Reserva Extrativista – RESEX. A pesquisa possui o objetivo geral de levantar o potencial da atividade extrativista na RESEX do Lago do Cuniã na utilização e a exploração de plantas medicinais e, para corroborar com os resultados, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) identificar o potencial de plantas medicinais existentes e utilizadas pelos extrativistas na RESEX do Lago do Cuniã; b) analisar o sistema de trabalho com a atividade de plantas medicinais na vida dos extrativistas na RESEX do Lago do Cuniã; e, c) identificar a existência de ações para incrementar a atividade produtiva com plantas medicinais na RESEX do Lago do Cuniã. Os dados foram coletados utilizando-se entrevista semiestruturada realizada com os extrativistas residentes na RESEX que, tradicionalmente, fazem uso de plantas medicinais por meio do conhecimento que é passado pelas gerações anteriores. Este trabalho espera contribuir para a compreensão de como tais recursos são utilizados e subsidiar na elaboração de futuros projetos para compilar o conhecimento tradicional na utilização de plantas medicinais e, também, na formação de uma cadeia produtiva para geração de renda e benefícios sociais para a comunidade.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Theophilo Alves de Souza Filho.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3014
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Final_Revisado_Gildazio.pdfArquivo Principal3,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.