Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3017
Título: Práticas gerenciais no setor de varejo de confecções mediante competição em mídias sociai
Autor(es): Carvalho, Suzana Maria
Palavras-chave: Capacidades dinâmicas
Confecções
Mídias sociais
Práticas de gestão
Varejo
Visão baseada em recursos
Data do documento: 2019
Citação: CARVALHO, S. M. Práticas gerenciais no setor de varejo de confecções mediante competição em mídias sociais. 142 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: A forma como empresas alcançam e sustentam a vantagem competitiva levou diversos autores a buscar compreender como algumas a promovem mesmo diante das rápidas mudanças do mercado, enquanto outras não. A Teoria Baseada em Recursos e capacidades dinâmicas surgiram concentrando-se em estratégias para explorar os ativos existentes e específicos de uma empresa, associadas a processos eficazes nas empresas, como a adoção de melhores práticas (gerenciamento), aprendizagem e rotinas. Vinculada às práticas gerenciais, a presente pesquisa tem como foco de estudo o setor varejista de confecções, considerando as transformações nos últimos anos em decorrência do desenvolvimento tecnológico, transformações no mercado e na preferência do consumidor. Nesse aspecto, a adoção de mídias sociais pelas organizações passa a ser considerado inovador, capaz de melhorar os processos e práticas da empresa e aumentar os resultados. Deste modo, mostra-se importante que esse segmento apresente práticas de gestão que envolvam aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo geral descrever as relações existentes entre as práticas de gestão do setor de varejo de confecções em Rondônia mediante competição em mídias sociais. Os objetivos específicos consistem em (1) descrever as práticas de gestão adotadas no setor de varejo de confecções, (2) descrever as práticas adotadas em mídias sociais e (3) relacionar práticas de gestão e adoção de práticas em mídias sociais. Trata-se de pesquisa quantitativa, descritiva, com suporte qualitativo na primeira etapa. A fase exploratória foi operacionalizada através de pesquisa de campo com a realização de entrevista semiestruturada com três sócios e proprietários de empresas de varejo de confecções localizadas em Porto Velho/RO. A segunda etapa foi realizada através de Survey com aplicação de questionário. Para a análise e mensuração de dados utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais (SEM) através do software SmartPls. Um total de 111 empresas compuseram a amostra da pesquisa consistindo em empresas do varejo de confecções dos municípios de Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes, Cacoal e Jaru. Constatou-se que as práticas de gestão desenvolvidas com maior êxito se referem as atividades de operações e vendas, marketing, financeiro e estratégia (respectivamente), assim como demonstrou os aspectos que precisam ser tratados com mais atenção pelo varejista local, como é o caso da gestão de recursos humanos. Os varejistas mostrarem-se presentes e conscientes da importância do marketing digital, no entanto, apresentam lacunas no desenvolvimento de práticas eficientes em estratégia e recursos humanos. A partir do modelo estrutural, pôde-se constatar que a gestão estratégica se mostrou a variável mais significativa estabelecendo relação com marketing e recursos humanos. Deste modo, a pesquisa apresentou um panorama das práticas gerenciais no segmento estudado, possibilitando que os gestores se atentem aos aspectos que podem ser melhorados como na gestão de recursos humanos e adoção de estratégia e capacitação profissional relacionada às mídias sociais.
Descrição: Dissertação apresentada ao de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGA), na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador(a): Prof. Dr. Carlos André da Silva Muller.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3017
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Suzana.pdfArquivo principal2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.