Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/301
Título: A importância da prestação de contas para as organizações do terceiro setor: um estudo de caso no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal - CERNIC
Autor(es): Salvador, Higor Contarato
Palavras-chave: Entidade sem fins lucrativos
Terceiro setor
Recursos
Prestação de contas
Data do documento: 10-Dez-2009
Citação: SALVADOR, Higor Contarato. A importância da prestação de contas para as organizações do terceiro setor: um estudo de caso no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal - CERNIC. 2009. 29 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: O termo Terceiro Setor está ganhando muito espaço na atualidade, ele representa todas as entidades sem fins lucrativos. Com o crescimento dessas entidades torna-se interessante conhecê-las melhor, conceituando-as, evidenciando suas principais fontes de recursos, alguns benefícios fiscais de que podem gozar e como essas entidades se comportam com relação à prestação de contas, destacando ainda a importância dessas organizações para o bem estar social. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visando um maior conhecimento teórico, logo após, um estudo de caso no Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal, por meio do método comparativo, utilizando a técnica de entrevista com formulário semi-estruturado. Constatou-se que as organizações do Terceiro Setor ao realizarem atividades de caráter público estão contribuindo para com o Estado na manutenção do bem estar social. Justamente por desempenhar estas atividades, que as entidades do Terceiro Setor podem usufruir de benefícios fiscais. O CERNIC é isento de alguns tributos, e como a maioria das entidades sem fins lucrativos seus recursos provem principalmente do governo e da sociedade. A prestação de contas é feita por meio de reuniões e eventos, além de relatórios de receitas e despesas.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Cleberson Eller Loose
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/301
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HIGOR CONTARATO SALVADOR.pdf163,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador