Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3021
Título: O Ensino de física através da parceria com as artes cênicas
Autor(es): Silva, Elicéia
Palavras-chave: Artes Cênicas
Didática em Física
Teoria do Instrumentalismo Evolucionista
Jerome Bruner (1915-2016)
Data do documento: 2020
Citação: SILVA, Elicéia. O Ensino de física através da parceria com as artes cênicas. Orientador: Eliane Silva Leite. 2020. 124 f. Dissertação ((Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Ji-Paraná, 2020.
Resumo: A cooperação entre o teatro e ciência não é novidade e nem incomum, a opinião de que o teatro pode colaborar com a educação existe desde a época de Aristóteles como é afirmado por Courtney (1980). Nesse sentido procurou com o presente trabalho utilizar as artes cênicas, mais precisamente o teatro, como experiência para o ensino-aprendizagem com o propósito de alunos e professores assumirem o papel principal na busca do conhecimento. Para isto guiou-se a luz da Teoria do Instrumentalismo Evolucionista proposta por Bruner (1960) a qual considera a aprendizagem de qualquer conteúdo como algo pleno e atingível a todos, sendo não obstante ao estágio de vida em que estejam. Outra grande aliada foi a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), impulsionada por caminhos de mais reciprocidade entre educadores e estudantes para que assim ambos possam evoluir-se cognitivamente. Os estudantes nos ambientes de ensino não estão interessados em serem coadjuvantes, mas sim protagonistas. E qual a melhor forma de oportunizar o protagonismo de nossos alunos? Acredita-se que a solução desse impasse esteja na imersão destes estudantes no mundo da ciência através do uso de métodos que os instiguem a ocupar a posição de personagem principal, ou seja, de provedor da ação, e não de mero espectador que não demonstra iniciativa e vive em total apatia. E como seria tal ação? Talvez, uma parceria entre a física e as artes cênicas! Dessa forma teve-se como proposta utilizar o teatro no ensino de física como ponte de colaboração no processo de ensino-aprendizagem, de modo a alcançar a interatividade e o protagonismo de professores e alunos, instigando descobertas e desenvolvendo habilidades nesta área do conhecimento. A pesquisa pretendeu dinamizar o ensino de física, sendo que a proposta baseou-se na construção de peças teatrais que trazem em seus roteiros temáticas ministrados nas aulas de física. O Produto Educacional resultado deste trabalho foi um Caderno Didático composto de peças teatrais com os seguintes assuntos de física: mecânica, eletromagnetismo e física moderna, sendo que as peças teatrais correspondendo a esses tópicos, respectivamente, foram: As leis universais: Uma entrevista com Sir. Isaac Newton, História da eletricidade e magnetismo, e Relatividade restrita: O paradoxo das gêmeas, temas estes que foram previamente selecionados pelos alunos. Observou-se que por meio da construção das peças teatrais os alunos puderam compreender mais facilmente os conteúdos de física trabalhados e desenvolveram certas habilidades, tais como: oralidade, leitura, interpretação, desinibição, tolerância, trabalho em equipe, melhor compreensão dos acontecimentos históricos da física, além de ter oportunizado o protagonismo e gosto pela exploração científica do estudante.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação da Prof.ª Dra. Eliane Silva Leite.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3021
Aparece nas coleções:1 - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elicéia Silva.pdfElicéia Silva7,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.