Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3022
Título: Mixduino32, um ambiente de desenvolvimento integrado para o ensino de física
Autor(es): Xavier, Farley de Oliveira
Palavras-chave: Produto Educacional “Mixduino32”
Didática do Ensino de Física
Projeto Arduino
Tecnologias de aprendizagem
Data do documento: 2020
Citação: XAVIER, Farley de Oliveira. Mixduino32, um ambiente de desenvolvimento integrado para o ensino de física. Orientador: João Batista Diniz. 2020. 241 f. Dissertação ((Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Ji-Paraná, 2020.
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento e aplicação em ambiente escolar do produto educacional “Mixduino32”, que traz a linguagem gráfica utilizada para a criação de códigos visuais que pode facilitar o ensino-aprendizagem de conceitos e conteúdos da disciplina de Física utilizando a nova placa micro controlada Espduino 32, baseada no chip ESP-32, que é projetada para a atual era da internet das coisas ou “IoT”. O objetivo é apresentar uma nova abordagem do projeto Arduíno, que surgiu na Itália em 2005 e que utiliza a interface conhecida como Arduíno IDE, suportada em linguagem de programação textual em C/C++. Além da Interface Mixduino32 IDE, também integra o produto educacional proposto, o Manual Didático Interativo, o Blog ‘mixduino32.blogspot.com’ com vários posts didáticos com exemplos práticos e um Kit experimental baseado na placa Espduino-32 com o respectivo Guia de Ilustrado. Para demonstrar a aplicação do produto foram elaborados 7 exemplos de projetos didáticos ilustrados aplicáveis ao ensino de física, e que estão disponíveis tanto no blog quanto no manual ilustrado. A aplicação do Produto Educacional no ambiente escolar foi realizada na forma de um minicurso no laboratório de informática de uma escola pública da rede estadual para uma turma mista, com alunos do 1º ao 3ºanodo ensino médio da educação básica. Durante a aplicação do produto foi observado que os alunos demonstraram muita facilidade no desenvolvimento das atividades propostas utilizando o produto educacional Mixduino32, bem como foi observado bastante interação, tanto dos alunos com as várias interfaces do produto educacional, bem como entre os próprios alunos na forma de socialização durante o desenvolvimento dos projetos didáticos propostos. Outra observação relevante da aplicação do produto educacional é que as teorias interacionistas e sócio interacionistas de Piaget e Vygotsky, que serviram de fundamento para o presente trabalho puderam ser observadas na prática e capturadas em imagens. Por fim,este trabalho apresenta algumas sugestões para trabalhos futuros como, por exemplo, a exploração do potencial de aplicação da linguagem gráfica do Mixduino32IDE e placas micro controladoras de baixo custo como a placa Espduino-32,no desenvolvimento de projetos didáticos voltados para o ensino de Física.
Descrição: Dissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob a orientação do Prof. Dr. João Batista Diniz.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3022
Aparece nas coleções:1 - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Farley de Oliveira Xavier Xavier.pdfFarley de Oliveira Xavier Xavier14,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.