Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/302
Título: A contabilidade gerencial como instrumento de competitividade - um estudo de caso no ramo de confecções no município de Ji-Paraná - RO
Autor(es): Fernandes, Thiago Hudson Alves
Palavras-chave: Contabilidade gerencial
Competitividade
Tomada de decisão
Data do documento: 10-Dez-2009
Citação: FERNANDES, Thiago Hudson Alves. A contabilidade gerencial como instrumento de competitividade - um estudo de caso no ramo de confecções no município de Ji-Paraná - RO. 2009. 30 f. Artigo (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2009.
Resumo: A contabilidade gerencial está voltada para a tomada de decisão, que auxilia os gestores com informações para o planejamento e controle. Levando em consideração que nem sempre a contabilidade é usada como instrumento gerencial, e que grande parte das micro e pequenas empresas sofrem com o auto índice de mortalidade, gerado principalmente pela falta de conhecimento aplicado. No mundo globalizado e competitivo a necessidade de informação torna-se obrigatória para a sobrevivência e destaque das organizações empresariais. Este trabalho tem como propósito identificar no ramo de confecções o interesse e a relevância no uso dos instrumentos gerenciais como fonte de informação, controle e competitividade para os pequenos empresários do município de Ji-Paraná, verificando se a contabilidade verdadeiramente é instrumento de ação na estratégia gerencial, bem como os motivos que não possibilitem a utilização destas na tomada de decisão. Demonstrar através de gráficos as informações geradas pela pesquisa aplicada observando os critérios e a qualidade da informação disponibilizada no gerenciamento das micro e pequenas empresas. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo.
Descrição: Artigo apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Cacoal, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientador: Prof. Esp. Charles Carminati de Lima.
URI: http://www.ri.unir.br/jspui/handle/123456789/302
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGO HUDSON.pdf166,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador