Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3040
Título: Contribuições para implantação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jaru – Baixo Machado, RO
Autor(es): Gonçalves, Ana Paula Alves
Palavras-chave: Gestão de Recursos Hídricos
Impactos Socioambientais
Desmatamento
Desenvolvimento Sustentável
Data do documento: 2020
Citação: GONÇALVES, Ana Paula Alves. Contribuições para implantação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jaru – Baixo Machado, RO. Orientadora: Catia Eliza Zuffo. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.
Resumo: Nas últimas décadas a água têm sido objeto de conflito pelos múltiplos usuários, frente ao aumento da demanda e à escassez da oferta. A preocupação com os impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente tem aumentado a cada dia, necessitando de uma gestão eficiente sobre esse bem de domínio público. No Brasil essa gestão dos recursos hídricos está pautada na Lei 9.433/1997, com o preceito que esse gerenciamento deve ser realizado de forma descentralizada e participativa, tendo representantes de diversos segmentos. Desta forma, estão sendo criados comitês para gerir os recursos hídricos a nível de bacia hidrográfica. No contexto da Amazônia Meridional, detalha-se como objeto de estudo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jaru – Baixo Machado, em Rondônia, pois abrange parte de uma bacia importante para o Estado, que sofre grande pressão antrópica ao longo dos anos, devido ao alto índice de desmatamento motivado pela intensificação das atividades agropecuárias na região. Na execução da proposta foi aplicado procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, documentais e metodologias participativas. Colaborou-se de forma decisiva recentemente, na definição do local para a instalação da sede do CBH do rio Jaru – Baixo Machado e espera-se contribuir para o processo de instalação do comitê, auxiliar nas ações de mobilização social para as escolhas dos membros e produção de material educativo elaborado e aplicado para sensibilização das comunidades desta bacia hidrográfica. Almeja-se com esse trabalho ter a aproximação da população ao gerenciamento, que muitas vezes, não é realizada da forma como deveria, pois, uma grande parcela da população ainda não possui conhecimento em relação ao seu papel e da importância de sua participação nos comitês, dessa forma ele não alcança o seu objetivo que é ser um fórum integrador para promoção de políticas de gestão sustentável e integrada dos recursos hídricos na bacia hidrográfica.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3040
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto educacional Ana Paula Gonçalves.pdfProduto educacional Ana Paula Gonçalves5,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ana Paula Alves Gonçalves.pdfDissertação Ana Paula Alves Gonçalves4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.