Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3053
Title: A busca por um ensino de qualidade: um estudo na comunidade quilombola de São Miguel do Guaporé
Authors: Oliveira, Wesley Crispim de
Keywords: Diretrizes Curriculares Nacionais
Educação Escolar Quilombola
Formação docente
Issue Date: 2020
Citation: OLIVEIRA, Wesley Crispim de. A busca por um ensino de qualidade: um estudo na comunidade quilombola de São Miguel do Guaporé. Orientador: Dr. Alberto Dias Valadão. 2020. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.
Abstract: Este trabalho teve por objetivo principal investigar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola estão sendo aplicadas na Comunidade Quilombola de Jesus, no que se refere à formação docente e ao material didático. O mesmo foi elaborado por meio da realização de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, através de entrevista semi-estruturada, no período de julho de 2017 a setembro de 2019 em São Miguel do Guaporé, estado de Rondônia. O referencial teórico considerou as contribuições teóricas de Teixeira (2008), Demício (2012), Holanda (1998), Volpato (1996), Ribeiro (1995), além de documentos oficiais (BRASIL, 2013). Os resultados do estudo permitem compreender que há diversos empecilhos para a aplicação das Diretrizes Curriculares para Educação Quilombola dentro da Comunidade de Jesus, dentre eles destacam-se: a falta de estrutura adequada, de transporte escolar, de material didático, descaso dos gestores e um currículo para o ensino da educação quilombola que não permite aos estudantes a se reconhecerem como tal.
Description: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus de Ji-Paraná/RO, como requisito avaliativo de conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3053
Appears in Collections:Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC PRONTO- WESLEY.pdfWesley Crispim de Oliveira9,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.