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Title: Nossas águas, nossos rios: uma proposta de Educação Ambiental em Recursos Hídricos para escola do município de Ji-Paraná-RO
Authors: Silva, Decauita Poliana Peixoto da
Keywords: Gestão hídrica
Educação socioambiental
Política Ambiental
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Decauita Poliana Peixoto da. Nossas águas, nossos rios: uma proposta de Educação Ambiental em Recursos Hídricos para escola do município de Ji-Paraná-RO. Orientador: Dr. Patrícia Soares de Maria de Medeiros. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2020.
Abstract: A Educação Ambiental (EA) deve ser entendida como elemento estruturante da política ambiental, uma vez que abre um leque de perspectivas para a formação cidadã e ética dos indivíduos. Por conta disso, deve-se buscar a introdução da EA, principalmente em âmbito escolar, sendo este um dos espaços primordiais à formação intelectual dos indivíduos. Nesse sentido, o objetivo geral do trabalho foi conhecer a realidade da EA em escolas do município de Ji-Paraná-RO e produzir um material informativo sobre os recursos hídricos locais e regionais, voltado para educadores ambientais, para que estes possam utilizar as informações no engajamento da comunidade nas questões relacionadas aos recursos hídricos, fortalecendo a Agenda 2030 por meio da implantação dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) os quais estão vinculados diretamente a dissertação: ODS 4 Educação de qualidade; ODS 6 Água Potável e Saneamento; ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 17 Parcerias e Meios de implantação. A partir dessa proposta, foram produzidos três artigos, nos quais foram tratados os principais tópicos abrangidos pelo projeto. No primeiro artigo objetivou-se realizar uma pesquisa exploratória, almejando conhecer o cenário da Educação Ambiental nas escolas do município de Ji-Paraná-RO. Foram selecionadas 8 escolas estaduais para a aplicação de questionários, representando 20% do total de escolas estaduais no município. Conforme os resultados, 70% dos educadores participantes responderam que não são realizadas aulas de campo, ou atividades contínuas que abordem o tema de sustentabilidade ambiental na escola em que lecionam; 71,4% dos professores afirmam não conhecer a Lei 9.795/99, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental e somente 35,7% se declaram preparados para desenvolver atividades de EA. Em geral, os resultados revelam que a Educação Ambiental ainda tem sido trabalhada de forma incipiente nas escolas estaduais do município. O segundo artigo teve como objetivo sintetizar os principais resultados de pesquisas científicas produzidas sobre as microbacias urbanas do município de Ji-Paraná-RO. Para tanto, foi feita uma busca bibliográfica por estudos científicos já publicados por meio digital, em periódicos, anais de eventos acadêmicos e capítulos de livros. Foram encontrados 28 estudos científicos, num período de 2011 a 2020. Destaca-se a importância da divulgação desses resultados para a comunidade municipal, uma vez que, de forma geral, tais estudos revelam um cenário de alterações profundas nas condições naturais dos recursos hídricos urbanos de Ji-Paraná. O terceiro artigo teve por objetivo descrever o desenvolvimento do produto do projeto, o E-book. Com o intuito de melhor instrumentalizar o educador em suas práticas de Educação Ambiental, foram utilizados, no desenvolvimento do E-book, dados sobre os recursos hídricos locais do município de Ji-Paraná-RO, coletados a partir de fontes oficiais, bem como de trabalhos científicos já desenvolvidos na região. O conteúdo abordado no E-book evidencia aspectos referentes à Educação Ambiental, à função desta na educação sobre os corpos d’água e resultados de estudos locais e demais informações científicas em nível regional. Visto isso, espera-se que o conteúdo do E-Book possa incentivar educadores ambientais, professores do ensino básico e demais interessados na temática, à sensibilização de educandos e da comunidade em geral. Espera-se ainda, que o material produzido (E-Book) possa ser replicado para outras localidades, dentro ou fora do estado de Rondônia, bem como sejam realizadas mais iniciativas de adaptação de conteúdo técnico/científico para a sociedade civil.
Description: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3054
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