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dc.contributor.authorPinho, Franciane de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-11-05T22:17:39Z-
dc.date.available2020-11-05T22:17:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPINHO, F. de O. Mediação de conflitos: proposta de intervenção pedagógica por uma nova cultura de convivência em uma escola estadual do município de Porto Velho/RO: pesquisa tipo intervenção pedagógica. 2020. 199f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3055-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de Mestre em Educação. Orientador(a): Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação procurou analisar a Mediação de Conflitos como uma proposta de intervenção constituída em estratégia de enfrentamento aos conflitos escolares e à indisciplina, baseandose nas teorias da Mediação de Conflitos e na Teoria Histórica-Cultural da Atividade (CHAT), para a qual o homem é produto dos vínculos que estabelece em seu meio histórico-cultural. Nessa perspectiva, as análises dos conflitos escolares e da indisciplina tomam um novo curso, uma vez que tais fenômenos são cotidianamente associados apenas ao estudante, em função de situações pessoais ou familiares, como via de regra. Todavia, nesta pesquisa, esses aspectos foram analisados pelas lentes da Mediação de Conflitos de forma a ressignificar as formas como compreendemos e enfretamos esses fenômenos na escola. O estudo se justifica pela manifestação da indisciplina de forma crescente no Brasil, trazendo consigo condicionantes que prejudicam o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Outrossim, por não haver pesquisas Stricto sensu que se baseiem na Mediação de Conflitos, aplicadas à Educação, na Região Norte do Brasil – tampouco, que promovam seu diálogo com a CHAT. A investigação ocorreu em uma escola pública estadual do município de Porto Velho, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais, docentes e equipe gestora, no período de agosto a novembro de 2019. A Mediação de Conflitos se caracteriza pela implantação de ações organizadas para despertar no estudante o protagonismo em suas atitudes, o desenvolvimento da empatia e o cultivo de um ambiente escolar pacífico frente aos índices preocupantes de indisciplina e violência que adentram nossas escolas. A pesquisa, do tipo intervenção pedagógica, como preconizado por Damiani e colaboradores, caracteriza-se pela implementação de propostas voltadas a aprimorar situações pedagógicas específicas e produzir conhecimento educacional a partir das avaliações dessas intervenções. De caráter qualitativo, teve seus dados coletados por meio de observação participante, encontros temáticos e aplicação de questionário misto e entrevista semiestruturada. Os dados obtidos produziram resultados que sugerem a importância de projetos voltados à Mediação de Conflitos como forma de minimizar os conflitos escolares e que possibilitam afirmar que a intervenção pedagógica promoveu o desenvolvimento do protagonismo, da empatia e a da tomada de consciência em seus particpantes. Em termos de ações desenvolvidas com os estudantes, docentes e equipe gestora, houve avanços significativos quanto à abertura ao diálogo e à autonomia para a resolução de conflitos cotidianos na instituição, melhora das relações entre os seus pares, compreensão da extensão do trabalho de Mediação de Conflitos e seus benefícios. A pesquisa permite afirmar, ainda, que a Mediação de Conflitos pode se configurar em importante ferramenta para a resolução de conflitos e de situações de indisciplina no ambiente escolar e que novas ações, como esta aqui empreendida, devem ser desenvolvidas em outras escolas de Porto Velho com vistas a averiguar os seus benefícios de forma mais abrangente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-11-05T22:17:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_0524839_FRANCIANE_DE_OLIVEIRA_PINHO.pdf: 1559416 bytes, checksum: 38ed2393004aedad8fb7a6d6a5db8abb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Renata Bulhões (renata.bulhoes@unir.br) on 2020-11-05T22:17:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_0524839_FRANCIANE_DE_OLIVEIRA_PINHO.pdf: 1559416 bytes, checksum: 38ed2393004aedad8fb7a6d6a5db8abb (MD5)en
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMediação de Conflitospt_BR
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectIndisciplina Escolarpt_BR
dc.subjectTomada de Consciênciapt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.titleMediação de conflitos: proposta de intervenção pedagógica por uma nova cultura de convivência em uma escola estadual do município de Porto Velho/RO: pesquisa tipo intervenção pedagógicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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