Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3062
Título: Modelo para previsão de inadimplência utilizando a regressão logística aplicado a tomadores de crédito de uma instituição financeira da cidade de Ji Paraná
Autor(es): Reis, Jediel
Palavras-chave: Concessão de crédito
Gestão de risco
Modelo logístico
Níveis de inadimplência
Data do documento: 2020
Citação: REIS, Jediel. Modelo para previsão de inadimplência utilizando a regressão logística aplicado a tomadores de crédito de uma instituição financeira da cidade de Ji Paraná. 2020. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Estatística, Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ji-Paraná, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo da inadimplência dos tomadores de crédito de uma instituição financeira da cidade de Ji-Paraná/RO por meio da regressão logística, de modo que fosse possível gerar um modelo capaz de prever a probabilidade de um tomador de crédito como potencial inadimplente ou adimplente com base em seu perfil cadastrado no sistema da instituição financeira. A amostra é composta por 959 tomadores de crédito de uma instituição financeira da cidade de Ji-Paraná/RO referente ao período de 2013 a 2019. As variáveis independentes foram categorizadas. O método de regressão logística multivariável foi utilizado para a escolha e estimação das variáveis. Um modelo de regressão logística foi criado, composto por seis variáveis: sexo, quantidade de parcelas, taxa de juros, tem seguro prestamista, tem algum avalista e nível de educação. Com base na modelagem, a variável que mais contribui para inadimplência foi “sim para seguro prestamista”. Os resultados indicam que o modelo proposto foi significativo para a classificação dos tomadores de crédito com 81,9% de acerto. O modelo pode ser recomendado para uso de previsão em instituições financeiras, como apoio à gestão, mitigando assim o risco de se fornecer crédito a um tomador que tenha certa probabilidade de se tornar inadimplente.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Estatística
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3062
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEDIEL FERREIRA DOS REIS.pdfJEDIEL FERREIRA DOS REIS7,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.