Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3063
Title: Dinâmica do mercúrio total e metilmercúrio na água do médio Rio Machado e principais afluentes (Rondônia)
Authors: Sales, Mayk da Silva
Keywords: Gestão de recursos hídricos
Unidades de Conservação
Amazônia
Issue Date: 2020
Citation: SALES, Mayk da Silva. Dinâmica do mercúrio total e metilmercúrio na água do médio Rio Machado e principais afluentes (Rondônia). 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos) – Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Abstract: Na região da Amazônica o mercúrio (Hg) é encontrado nos solos e água e tem como forma de dispersão processos naturais e antropogênicas de deposições ao longo dos séculos. O mercúrio pode ser remobilizado dos solos para os ambientes aquáticos. Por ser um elemento químico com alto poder de biomagnificação, o Hg pode concentrar-se na biota aquática a níveis superiores aqueles recomendados como seguro para o consumo humano, como é o caso do pescado. Desta forma, compreender a distribuição espacial do mercúrio nas águas da bacia do Médio Rio Machado (RO) torna-se importante uma vez que parte desta área compreende a Unidade de Conservação Reserva Biológica do Jaru com sede nas coordenadas 10° 4' 8,86"S e 61°58'17,08"O e área agrícolas com alto grau de remoção de cobertura vegetal. O estudo considerou o ciclo hidrológico como referência temporal e para distribuição espacial 13 pontos no trecho que incluí os principais afluentes do Médio Rio Machado, sendo selecionados 4 corpos hídricos da margem esquerda e 6 corpos hídricos da margem direita e 3 do Rio Machado. A concentração de mercúrio total (Hg) foi determinada por espectrofotometria de fluorescência atômica (AFS) e o metilmercúrio (MeHg) foi determinado por espectrofotometria de fluorescência atômica acoplado ao cromatógrafo gasoso (GC-AFS). A análises foram conforme as metodologias adotadas por American Public Health Association (APHA), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para os parâmetros físico-químicos e Environmental Protection Agency (EPA) para mercúrio total (HgT) e metilmercúrio na água. Para análise de cobertura da terra foram utilizados os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com os dados de classificação de cobertura da terra do ano de 2018 disponibilizados pelo MapBiomas. Os resultados mostram que a menor concentração de mercúrio total na água foi encontrada no Rio Tarumã (REBIO Jaru) com valor de 0,90 ng.L-1 . O maior valor foi verificado de HgT no Rio Machado foi 34,38 ng.L-1 , valor este que é menor do que o máximo estabelecido pela Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente n° 357/05 para os corpos hídricos de água doce classes 1 e 2. As concentrações de metilmercúrio a variaram de 0,01 ng.L-1 a 0,66 ng.L-1 para o Igarapé dos Milagres e Igarapé Azul, respectivamente. As diferenças sazonais que foram significativas para o metilmercúrio durante o período das águas altas quando comparados os afluentes da margem direita (0,06 ng.L-1 ) com o Rio Machado (0,10 ng.L-1 ) e afluentes da margem esquerda (0,12 ng.L-1 ) e direita neste mesmo período. No período da enchente os afluentes da margem direita (0,21 ng.L-1 ) e Rio Machado (0,12 ng.L-1 ). Enquanto o mercúrio total não apresentou diferença estatística entre os períodos sazonais. Portanto, constata-se que a REBIO Jaru desempenha seu papel ambiental na preservação dos recursos hídricos de Rondônia, alinhada com Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6.
Description: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3063
Appears in Collections:

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mayk da Silva Sales.pdfDissertação9,31 MBAdobe PDFView/Open
Relatório Técnico.pdfRelatório Técnico2,26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.