Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3071
Título: Análise fatorial dos indicadores de qualidade no sistema elétrico do município de Ji-Paraná/RO
Autor(es): Costa, Edmar Araújo da
Palavras-chave: Energia Elétrica
Análise de dados
Ji-Paraná/RO
Análise Multivariada
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, Edmar Araújo da. Análise fatorial dos indicadores de qualidade no sistema elétrico do município de Ji-Paraná/RO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) – Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: Na sociedade a energia elétrica faz parte da qualidade de vida, pois impacta diretamente na segurança, saúde e, conforto, por isso a qualidade da energia elétrica deve estar em conformidade com os órgãos regulatórios, para ser considerado um produto eficiente, e assim, ser oferecido aos consumidores. Neste intuito este trabalho de investigação científica, utilizou-se 20 indicadores de qualidade de energia elétrica, usado pela ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica) para mensurar a satisfação pelos serviços prestados tiveram maior influência na distribuição de energia elétrica de Ji-Paraná/RO conforme a avaliação dos consumidores. Foi coletada uma amostra de 750 consumidores de 50 bairros de JiParaná/RO, sendo entrevistados 15 consumidores por rua. Para a tabulação dos dados usou o software Excel 2016 e para a realização das análises o software R 3.6.3. Utilizou-se a técnica estatística multivariada de Análise Fatorial Exploratória. Para estimar a matriz fatorial e critério ortogonal Varimax a fim de redistribuir as cargas fatoriais, foi usado o método de Componentes Principais. Inicialmente aplicou -se a Análise Fatorial nos 20 indicadores buscando a redução dos dados e chegou-se a 4 fatores. Observou-se que os 4 fatores encontrados pela técnica de Análise Fatorial foram constituídos por 8 indicadores. Sendo que os 4 fatores explicaram 76% da variabilidade dos dados. Os fatores foram nomeados como “Compromisso e Imagem”, “Atendimento ao cliente”, “Comunicação e Informação”, e “Qualidade energética”. Conforme a amostra trabalhada e as análises realizadas e, que conforme as avaliações dos consumidores, foram 8 indicadores relevantes para avaliar o desempenho da distribuidora de energia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Campus de Ji-Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Estatística
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3071
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_EDMAR_ARAUJO.pdfArquivo principal719,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.