Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3073
Título: Adaptabilidade e Estabilidade utilizando a inferência bayesiana com método de Eberhart e Russell (1966) para genótipos de arroz irrigado
Autor(es): Oliveira, Jefferson da Silva
Palavras-chave: Oryza sativa L.
Inferência Bayesiana
Priori informativa
Interação genótipo x ambiente
Regressão linear
Data do documento: 2020
Citação: OLIVEIRA, Jefferson da Silva. Adaptabilidade e Estabilidade utilizando a inferência bayesiana com método de Eberhart e Russell (1966) para genótipos de arroz irrigado. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) – Campus de Ji-Paraná, Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2020.
Resumo: Quando o objetivo é selecionar ou recomendar genótipos para o plantio, é necessário fazer o estudo da interação genótipo x ambiente. Apesar de sua importância, tal estudo não fornece informações detalhadas sobre o comportamento de cada cultivar diante das variações ambientais. Desta forma, devem-se realizar as análises de adaptabilidade e de estabilidade para a identificação e recomendação de materiais superiores em diferentes locais. Para tanto, existem diversos métodos na literatura, porém poucos fazem uso de informações a priori na estimação dos parâmetros. Assim, o objetivo deste trabalho foi utilizar a inferência bayesiana com método Eberhart e Russell para descrever inferências sobre parâmetros e classificar genótipos de arroz irrigado (Oryza sativa L.), através da adaptabilidade e estabilidade fenotípica, utilizando para tanto uma distribuição a priori informativa através da meta-análise e outra pouco informativa com distribuições de probabilidades com grande variância. Foram avaliados 18 genótipos utilizando delineamento de blocos casualizados com três repetições e em três localidades dentro de cada ano de safra: 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016, totalizando 12 ambientes. Inicialmente foi realizada a análise variância conjunta que obteve uma interação genótipo x ambiente significativa, justificando a utilização dos métodos de adaptabilidade e estabilidade. Para uma distribuição a priori informativa, os genótipos Rubelita e Rio Grande foram classificados como adaptabilidade específica a ambientes favoráveis, os genótipos MGI0717-18, BRA031006 e BRA041236 foram classificados como de adaptabilidade específica a ambientes desfavoráveis e os demais como adaptabilidade geral. Já para distribuição a priori pouco informativa apenas o genótipo BRA041236 foi classificado como de adaptabilidade específica a ambientes desfavoráveis e todos os outros como adaptabilidade geral. Os resultados indicaram que a Inferência Bayesiana mostrou-se um método eficaz na seleção de genótipos de arroz irrigado no estudo, mostrando eficiência para seleção de outros cultivares.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Matemática e Estatística, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Estatística.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3073
Aparece nas coleções:Estatística (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_JEFFERSON_SILVA.pdfArquivo principal537,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.