Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3075
Título: Embalagem biodegradável para substituição de embalagem convencional na cidade de Ariquemes-RO: testes de fabricação preliminar e pesquisa de mercado.
Autor(es): Pinheiro, Gabriel Sued Ribeiro
Palavras-chave: Embalagem Biodegradável
Indústria Alimentícia
Sustentabilidade
Pesquisa de Mercado.
Data do documento: 2020
Citação: PINHEIRO, Gabriel Sued Ribeiro. Embalagem biodegradável para substituição de embalagem convencional na cidade de Ariquemes-RO: testes de fabricação preliminar e pesquisa de mercado. 2020, 69 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Alimentos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Ariquemes, 2020.
Resumo: O setor de embalagens tem crescido consideravelmente nos últimos anos, decorrente das suas funções, praticidade e facilidade para o consumidor, que, em sua grande maioria, opta por consumos rápidos e individualizados ocasionando uma maior quantidade de descartes das mesmas no meio ambiente. Para amenizar isto, deve-se buscar inovações e alternativas, sendo uma dessas, a produção de embalagens sustentáveis. Diante do exposto, no presente trabalho apresentou uma proposta de desenvolvimento de uma embalagem biodegradável revestida com filme biodegradável e uma pesquisa mercadológica para substituir os descartes de embalagens tipo marmitex, que levam anos para sua degradação ocorrer. Para tal, foi confeccionada uma embalagem biodegradável, onde sua confecção é composta por três operações. Na primeira operação consistiu na realização da estrutura da embalagem que é composta resíduo agroindustrial de cana-de-açúcar com adesivo biodegradável. Na segunda operação consistiu na realização do filme biodegradável pelo método “casting”, composta de amido de milho, ácido acético, glicerina e água destilada. Na terceira e última operação consistiu no revestimento do filme biodegradável na estruturada da embalagem, obtendo assim, a embalagem biodegradável. Para sua confecção utilizou-se molde de isopor com formato tipo marmitex. A pesquisa mercadológica foi desenvolvida online por meio de preenchimento de um questionário, que foi aplicado entre os meses de outubro e novembro de 2020, considerando embalagem de isopor no formato tipo marmitex, uma vez que esse material é bastante utilizado para o transporte de alimento nos comércios locais na cidade de Ariquemes-RO. Através do uso desse questionário foi possível verificar que a comercialização de embalagem biodegradável apresentaria viabilidade decorrente das declarações dos entrevistados, cujos utilizariam embalagem biodegradáveis e, ainda, consideraria pagar mais caro por isso (47,7 %), representando um nicho importante para mercado com alto potencial a ser explorado pela indústria de alimentos. Além disso, o consumo de refeições indivuais dos ariquemenses que utilizam embalagens descartáveis convencionais é alto, representando 98,7 % da população, salientando ainda mais a importância da substituição de embalagens convencionais pelas biodegradáveis.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia de Alimentos da Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus de Ariquemes, para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Alimentos. Orientador: Prof. Dr. Roberto Marchiori.
URI: http://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3075
Aparece nas coleções:DENGEA / ARQ. Engenharia de Alimentos (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GABRIEL SUED RIBEIRO PINHEIRO.pdfTCC - GABRIEL SUED RIBEIRO PINHEIRO879,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.